Home» Sala de Imprensa » CEEE entrega triturador à Prefeitura de Porto Alegre

06/06/2019

CEEE entrega triturador à Prefeitura de Porto Alegre

A CEEE Distribuição entregou oficialmente nesta quinta-feira, 06, um triturador para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da prefeitura de Porto Alegre. O equipamento, de R$ 193 mil, e a adequação do prédio onde ele está instalado, que teve um investimento de R$ 173 mil, fazem parte de uma contrapartida da CEEE dentro de um convênio para recolhimento de resíduos decorrentes de podas realizadas pela Companhia.

A cada mês, 60 toneladas de galhos precisam receber destinação adequada em função do trabalho feito pela CEEE com o objetivo de proteger o sistema de distribuição de energia e a sociedade do contato dos vegetais com sua rede. Com o triturador, os resíduos destinados ao DMLU terão o tamanho reduzido, melhorando o processo ao permitir que a compostagem seja mais rápida. O trabalho é regrado por um convênio em vigor desde junho de 2014, em que ficam estabelecidos os critérios técnicos e o padrão das podas, garantindo o menor dano possível às árvores da Capital.

A Coordenadoria de Meio Ambiente da CEEE fiscaliza a execução destas ações, aliando o cuidado ambiental à necessidade técnica da prestação do serviço, da segurança da população em relação a possíveis choques elétricos ocasionados pelo contato de galhos muito altos com a rede. Essa interferência é responsável por considerável número de desligamentos, pois a Capital é uma cidade bastante arborizada.

Assim, os contratos de poda representam, segundo o gerente regional Metropolitano da CEEE, Jeferson Gonçalves, uma das principais medidas preventivas sistemáticas adotadas pela Empresa para reduzir o número de interrupções do fornecimento aos clientes. “Essa ação é permanente e visa garantir a nossa prestação de serviço, sem descuidar do tratamento adequado que precisa ser dado às árvores existentes”, analisa.

Conforme a área de Meio Ambiente da CEEE, além das ações de poda preventiva, outra medida que pode auxiliar na preservação do ambiente sem causar interferência à rede elétrica é o cuidado na hora do plantio. Algumas medidas simples podem ser adotadas, como escolher árvores de pequeno e médio portes, o que evitaria a necessidade de atuar com um tipo de poda mais severo e garantiria a segurança de quem transita pela região.

Os critérios a serem seguidos na escolha de uma planta para colocar nas calçadas ou mesmo dentro dos pátios em lugares onde tenha cabeamento de energia ou mesmo de telefone podem ser conferidos no Plano Diretor de Arborização da Prefeitura. Trata-se de um documento técnico com orientações objetivas sobre os procedimentos a serem adotados. O conteúdo pode ser conferido no site da SMAM.

Fonte: Andreia Fantinel (texto) e Divulgação/GrupoCEEE (foto)

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016