Conheça o CCCEV

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), inaugurado em 17 de dezembro de 2002, é o resultado da iniciativa do Grupo CEEE, patrocinador do projeto através da Lei de Incentivo à Cultura.

O Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul (MERGS), órgão cultural do Grupo CEEE , também possui espaço nobre no Centro Cultural. Reformulado, o museu tornou-se mais interativo, oferecendo experimentos que instigam a participação do público.

A reciclagem do antigo prédio Força e Luz, construção de 1928, permitiu abrigar 3 salas de exposições, um Auditório-teatro, uma biblioteca, o Museu de Eletricidade do RS, salas para cursos e oficinas, e espaços especialmente destinados à conservação e manutenção de acervos documentais e literários.

Aberto todos os meses do ano, de terça à sábado, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo está voltado especialmente para às áreas da cultura relacionadas ao livro e à literatura. Porém, por estar situado no coração central da cidade, com estruturas raramente encontradas em Porto Alegre para exposições variadas e espetáculos de artes cênicas e música, recebe exposições de artes visuais de artistas consagrados, espetáculos, seminários, palestras, enfim, manifestações variadas da cultura.

A partir de 2004, procurando oportunizar a ocupação democrática dos três espaços de exposições em funcionamento na casa (Sala O Arquipélago, Memorial Erico Verissimo e Sala O Retrato), foi criado um concurso de ocupação das salas de exposições, destinado às diversas áreas das artes visuais. O Concurso é semestral, possibilitando o recebimento de seis diferentes exposições no período, duas para cada sala disponível. Uma comissão de representantes das artes visuais no estado é convidada e compõe o júri que elege os trabalhos para cada período e sala.

Em 2003, o Centro Cultural ingressou definitivamente no Calendário de Atividades relacionadas ao livro numa parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro. Desde então, passou a sediar grande parte da Programação Paralela Oficial da Feira do Livro de Porto Alegre. O CCCEV oferece ao público, ainda, durante o ano, atividades como oficinas literárias, de contação de histórias, de literatura francesa, de formatação de projetos culturais, entre outras. Realiza, também, o Sexta em Verso, sarau poético que reúne fãs de poesia e literatura em geral. Essa programação ocorre sempre na última sexta-feira do mês.

Outro projeto que acontece no local é o "Arte nos Trilhos", realizado às quintas e sábados, com o objetivo de promover maior integração com o público que diariamente passa em frente ao prédio. Os espetáculos são gratuitos. Diversos Institutos, Fundações, Universidades e outras instituições já estabeleceram parcerias com o Centro Cultural, promovendo atividades de reflexão e discussão sobre a cultura. Foi assim que, em 2004, realizou-se o Seminário "40 anos do Movimento Militar de 1964", em parceria com a Assembléia Legislativa do Estado, ULBRA, PUC-RS, FAPA, Acervo da Luta Contra a Ditadura e diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O CCCEV sediou também o CONDANÇA, onde além das palestras científicas, aconteceram apresentações variadas de dança, oficinas e exposição.

 

O Centro Cultural recebe, ainda, visitas de escolas e grupos agendados, através de uma equipe de mediadores que os leva a saber um pouco mais da história do prédio (tombado pelo patrimônio histórico), do seu patrono, Erico Verissimo, das exposições e do Museu da Eletricidade.

Ao todo, são seis andares de muita cultura e bastante energia:

  • 1° andar: Sala O Arquipélago (exposições), Espaço Institucional CEEE e mezanino para café
  • 2° andar: Sala Eng° Noé de Mello Freitas, Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul, Sala de Pesquisa e Projeção e Sala O Tempo e a Energia
  • 3° andar: Memorial Erico Verissimo
  • 4° andar: Auditório Barbosa Lessa e Sala O Retrato (exposições)
  • 5° andar: Direção Geral e salas da administração
  • 6° andar: Biblioteca O Continente e salas da administração

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2012