Home» Sala de Imprensa » Últimos dias para visitar a exposição Edgar Vasques, Desenhista Crônico no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

27/01/2014

Últimos dias para visitar a exposição Edgar Vasques, Desenhista Crônico no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

A exposição Edgar Vasques, Desenhista Crônico e que já foi vista por aproximadamente nove mil pessoas, desde que foi aberta em outubro do ano passado, encerra nesta sexta-feira, 31 de janeiro. O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV,) localizado na Rua dos Andradas, 1233, Centro Histórico de Porto Alegre, funciona de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas e, no sábado, das 11 às 18 horas. A mostra é composta por mais de 100 trabalhos, com diferentes dimensões e integra o projeto organizado por Susana Gastal, que incluiu a produção de um livro com a trajetória do artista gráfico nascido em Porto Alegre em 1949.

Ao longo de sua vida profissional como artista gráfico, Edgar Vasques produziu charges, cartuns, ilustrações, caricaturas e histórias em quadrinhos. Alguns personagens antológicos no imaginário porto-alegrense têm a assinatura de Vasques, como sua versão HQ para o Analista de Bagé, criação original de Luis Fernando Verissimo, e como o Rango e sua família, que mesmo em plena ditadura militar, falava de uma das maiores fragilidades do sistema: as questões sociais e a pobreza na qual boa parte da população brasileira estava mergulhada.

Mesmo sendo considerado um exímio aquarelista pelos analistas, as premiações que recebeu destacam o cartunista e o chargista, que já mereceram três prêmios da Associação Riograndense de Imprensa, prêmio no concurso Humor na Biblioteca, em Curitiba; prêmios no Salão Internacional de Desenho de Imprensa, em Porto Alegre (1992 e 1994) e troféu HQ Mix 1998, como Melhor Desenhista Nacional.

Já editou 20 livros, entre eles 16 antologias da série Rango, e outros 23 livros em coautoria, dentre eles O Analista de Bagé em HQ, com Luis Fernando Verissimo; Pega pra Kaputt, com Josué Guimarães, Moacyr Scliar e Luis Fernando Verissimo; Tangos e Tragédias em HQ, com Cláudio Levitan; Com Mil Diabos, com Ernani Ssó; Tragédia da Rua da Praia em quadrinhos, com Rafael Guimaraens.

Serviço:

Exposição com desenhos e aquarelas de Edgar Vasques no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo:

Local: Sala O Arquipélago.

Data: Até 31 de janeiro de 2014.

Horário CCCEV: De terça a sexta-feira, das 10 às 19h e, no sábado, das 11 às 18h. 

Endereço:

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo: (Rua dos Andradas,1223 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS)

Telefones: (51) 3228.9710 – 3226.7974 – 3226.5342

www.cccev.com.br

Fonte: Texto: Mara Medeiros - Imagem: CCCEV

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2012