Home» Sala de Imprensa » Casa noturna é autuada em flagrante por furto qualificado de energia

05/05/2017

Casa noturna é autuada em flagrante por furto qualificado de energia

O gerente de uma casa noturna do bairro Moinhos de Vento, na Capital, foi preso em flagrante na noite de ontem, 05/05, por furto qualificado de energia elétrica, em uma ação conjunta da CEEE com a Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Públicos Delegados (DRCP) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Uma análise da CEEE verificou que o consumo estava fora do padrão para o porte do estabelecimento, que fica na esquina das ruas Félix da Cunha e Marquês do Herval.

Técnicos da CEEE e da DRCP/DEIC verificaram que o estabelecimento possuía dois medidores de energia, sendo que um deles estava com os lacres violados e constava como desligado desde agosto do ano passado. A energia que abastecia parte dos equipamentos – como duas câmaras frigoríficas, três aparelhos de ar-condicionado para ambientes grandes, ar central e toda a cozinha – era proveniente do furto. A CEEE está apurando os valores devidos.

O gerente foi encaminhado ao sistema prisional. O furto de energia é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal, com pena que pode variar de dois a oito anos de reclusão.

Nos últimos 15 meses, a Empresa realizou mais de 34,6 mil inspeções, incluindo fiscalizações em unidades consumidoras de todos os segmentos de consumo e bairros de cidades atendidas pela Companhia. Conforme os cálculos feitos pelas equipes, e considerando a energia consumida e não paga, os processos em tramitação envolvem valores de cobrança na ordem de R$ 30 milhões aos cofres da Empresa.

 

Fique ligado: Fraude de Energia é Crime

· Fraude é crime, e crime continuado, com prisão prevista no Artigo 155 do Código Penal;

· Fraude é crime de sonegação fiscal;

· Fraude envolve concorrência desleal;

· Fraude envolve questões de cidadania, ética e moral, já que o cliente regular paga pelo fraudador, que não paga pelo uso da energia elétrica;

· Fraude de energia elétrica traz perdas ao sistema de energia;

· Fraude diminui a qualidade da energia ofertada a quem paga;

· Fraude traz riscos à segurança e pode provocar acidentes fatais.

Fonte: Letícia Jardim (texto e foto)

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016