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14/07/2017

CEEE Distribuição investe no Litoral Sul para qualificar atendimento a 120 mil clientes

A CEEE vem fazendo investimentos de melhoria e expansão, com incremento de tenologia na infraestrutura do sistema de energia da região, para qualificar o atendimento aos clientes do Litoral Sul do RS. Segundo o gerente Regional de Rio Grande, Julio Cesar Rosca, nos primeiros seis meses dete ano, foram realizadas 191 obras que envolveram trabalhos de manutenção preventiva nos municípios de Rio Grande, Chuí, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte, onde a Companhia é responsável pelo atendimento direto a 120 mil clientes.

Essas obras totalizaram, neste período, um investimento de R$ 450 mil e foram realizadas pelas equipes da empresa na região e por prestadoras de serviço contratadas pela Companhia. Julio destaca que, para evitar a interrupção do fornecimento aos clientes, enquanto parte dos serviços são realizados, a Regional vem priorizando a execução de parte das atividades com equipes de linha viva, isto, é sem o desligamento da rede.

Nesse conjunto de obras, Julio cita que foram substituídos postes (de madeira por concreto), feitos reparos em estruturas, trocados cabos e instalados transformadores e outros equipamentos, tudo para garantir mais confiabilidade e segurança ao fornecimento, além de maior agilidade e rapidez à operação. Numa outra frente de trabalho, conforme o Gerente da CEEE, houve 10.464 podas junto à vegetação, serviço que envolveu um investimento de R$ 387,4 mil desde janeiro deste ano. “Esse tipo de atividade de desobstrução de galhos e arbustos junto às redes é bastante importante, pois beneficia diretamente o cliente e comprovadamente melhora os indicadores técnicos da empresa, já que há uma diminuição de desligamentos, especialmente em épocas de contingência”, diz

Julio lembra que depois de investimentos realizados ao longo de 2016 e que totalizaram mais de R$ 21 milhões, com obras estruturantes de energia elétrica nas subestações Rio Grande 1, Rio Grande 2 e Rio Grande 3, a CEEE Distribuição trabalha em outros projetos de reforço do sistema de subtranmissão na região. Um deles inicia no segundo semestre deste ano na Subestação Rio Grande 1, onde a Divisão de Manutenção coordena um projeto que agrega mais tecnologia, e inclui a instalação do sistema de automação, proteção e telecomando para digitalização e modernização da unidade. Além de Rio Grande, essa ação já ocorre na Subestação Pelotas 2 e, em breve, também nas subestações Porto Alegre 1 e Viamão 1. O projeto tem como contratada a empresa STD (Sistemas Técnicos Digitais S/A), e envolve recursos da ordem de R$ 2 milhões, oriundos de financiamento da Companhia junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Satisfação dos clientes da CEEE na Região Sul é de 92,0 %

O Gerente Regional da CEEE no Litoral Sul destaca que esse conjunto de ações já aponta melhoria dos indicadores de gestão da Companhia na região, que também estão sendo percebidos pelos clientes. Em recente pesquisa de opinião coordenada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), onde foram ouvidos consumidores de todas as concessionárias do País, a CEEE-D alcançou 85,7% no Índice de Satisfação da Qualidade Percebida (ISQP) deste ano. O resultado deixou a concessionária gaúcha entre as quatro melhores distribuidoras do País pela avaliação do cliente em um universo de 49 empresas de energia. O ISQP é formado por um conjunto de serviços que integram fornecimento de energia, atendimento ao consumidor, informação e comunicação, conta de luz e imagem. Esse trabalho é resultado de 26.575 entrevistas realizadas entre 04 de março e 16 de abril deste ano em 871 muncípios em 25 estados brasileiros e mais o Distrito Federal.

Além desse índice específico que avalia todos os 29 principais atributos que envolvem os serviços da empresa, a CEEE Distribuição alcançou uma nota de 88,5% no Índice de Satisfação Geral (ISG). Em relação ao ano passado, a CEEE evoluiu 6,8 pontos percentuais no ISQP e de 24,8 no ISG. Nesse ranking, a Regional da Companhia no Litoral Sul registrou um índice de satisfação geral de 92,0%, nove pontos percentuais acima do índice do ano passado, que havia sido de 82,8.

Todos os dados da 19ª Pesquisa Abradee foram divulgados pela Abrade, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em evento no dia 28 de junho. Na média nacional, o ISQP de 2017 ficou em 77,8%. “Os dados deste ano da CEEE Distribuição indicam uma evolução de 14 posições na visão do cliente em relação a 2015 e de seis posições quando comparado a 2016”, destaca Julio Rosca.

 

Fonte: Texto: Mara Medeiros - Foto: Divulgação CEEE

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