Home» Sala de Imprensa » Gestores da CEEE Distribuição analisam percepção dos clientes sobre serviços da Empresa

23/08/2017

Gestores da CEEE Distribuição analisam percepção dos clientes sobre serviços da Empresa

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) reuniu nesta quarta-feira os gestores da empresa da Capital e Interior para uma avaliação dos resultados alcançados pela empresa na 19ª Pesquisa Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) deste ano. O Conselho de Consumidores esteve representado no encontro pelo conselheiro Ademir Monteiro, que, ao final do evento, na sede da Companhia em Porto Alegre, elogiou os indicadores que vêm sendo alcançados pela Empresa e sendo reconhecidos pelos clientes. Segundo o diretor de Distribuição da Companhia, Júlio Elói Hofer, estes encontros que envolvem todas as áreas responsáveis pelos processos da Companhia são importantes para qualificarmos, a partir da percepção dos nossos clientes, os serviços oferecidos pela empresa.

A apresentação técnica foi feita pelo analista de pesquisa do Instituto Innovare, Diego Oliveira, que coordenou o estudo em 25 estados brasileiros e mais o Distrito Federal. Neste ano, a CEEE-D ficou entre as quatro melhores distribuidoras do País pela avaliação do cliente em um universo de 49 empresas de energia. Este ranking é definido pelo ISQP (Índice de Satisfação da Qualidade Percebida), formado por um conjunto de serviços que integram fornecimento de energia, atendimento ao consumidor, informação e comunicação, conta de luz e imagem. O índice de Satisfação com a Qualidade Percebida, principal ponto de análise da pesquisa Abradee, resume a percepção do consumidor sobre a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras.

Na explanação, que teve a participação presencial das Divisões da Capital e, por teleconferência, das Regionais do interior, foram detalhados todos os atributos da pesquisa que resultaram em uma evolução de seis posições na satisfação do cliente da CEEE Distribuição desde a edição anterior. Além dos dados gerais da CEEE Distribuição, os resultados são divididos e apurados regionalmente, conforme a estrutura da concessionária no Estado. Essa estratégia é utilizada para que as unidades da Capital (Metropolitana) e do Interior (Campanha, Centro Sul, Sul, Litoral Norte e Litoral Sul) possam também verificar a avaliação por parte do cliente e redirecionar procedimentos. O ISQP, que mostrou a Companhia entre as quatro melhores do País neste quesito, ficou em 85,7, uma evolução de 6,8 pontos em relação a 2016.

 

A CEEE Distribuição leva energia elétrica para 1,6 milhão de clientes localizados em 72 munícipios gaúchos das regiões Metropolitana, incluindo a Capital, Campanha, Centro Sul, Sul, Litoral Norte e Sul. Na área da CEEE-D, a pesquisa ouviu  clientes em 29 municípios em março deste ano nos municípios de Alvorada, Bagé, Camaquã, Candiota, Capão do Leão, Caraá, Chuí, Dom Pedrito, Guaíba, Imbé, Jaguarão, Maquiné, Minas do Leão, Morrinhos do Sul, Osório, Rio Grande, Pelotas, Piratini, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul, sentinela do Sul, Tapes, Tramandaí, Torres, Três Cachoeiras, Viamão, Xangri-lá e Porto Alegre.

Em todo País, a 19ª Pesquisa Abradee foi realizada pela Innovare Pesquisa, junto aos clientes de 49 empresas de distribuição de energia elétrica associadas à entidade. Em conjunto, atendem cerca de 98% dos consumidores do País. Para a pesquisa foram entrevistados pessoalmente consumidores de 26.575 residências, em 870 municípios, distribuídos em todas as regiões do País, e Distrito Federal.

Fonte: Texto: Mara Medeiros - Foto: Fernando C. Vieira

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016