Home» Sala de Imprensa » CEEE-GT vai modernizar usina do Passo Real

24/08/2017

CEEE-GT vai modernizar usina do Passo Real

A Usina Hidrelétrica do Passo Real, da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), será totalmente modernizada. Até o fim de 2018, a usina e a subestação estarão automatizadas e poderão ser telecomandadas. Com investimento superior a R$ 14 milhões, a obra conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O contrato com a empresa vencedora da licitação, Voith Hydro Services, de São Paulo, será assinado nesta quinta-feira, 24, às 15h, na sala de reuniões da Presidência do Grupo CEEE, em Porto Alegre, quie fica na Avenida Joquim Porto Villanova, 201, Prédio A1.

Participam do evento, pela CEEE, o diretor-presidente, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, e o diretor de Geração, Jorge Jobim, e, pela Voith, o gerente geral Luiz Fontes e o desenvolvedor de negócios Ernesto Jimenez. A obra tem prazo de 520 dias para conclusão e, neste período, será necessário interromper a produção em cada um dos grupos geradores, em datas intercaladas, que serão acordadas com o Operador Nacional do Sistema (ONS).

 

Sobre a UHE Passo Real:

Em operação desde março de 1973, Passo Real tem capacidade instalada para gerar 158 MW. A casa de máquinas fica em Salto do Jacuí e conta com duas unidades geradoras. A água do rio Jacuí é acumulada no reservatório do Passo Real, o maior lago do Rio Grande do Sul, com quase 250 km² de área, com margens nos municípios de Fortaleza dos Valos, Alto Alegre, Campos Borges, Quinze de Novembro, Ibirubá, Selbach e Salto do Jacuí.

Fonte: CCS_Grupo CEEE_Foto: Fernando C. Vieira

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016