Home» Sala de Imprensa » CEEE-GT e Voith assinam contrato que garante maior automação da Usina do Passo Real

24/08/2017

CEEE-GT e Voith assinam contrato que garante maior automação da Usina do Passo Real

A Usina Hidrelétrica do Passo Real, da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), estará totalmente modernizada até o final de 2018. O contrato com a empresa vencedora da licitação, Voith Hydro Services, de São Paulo, foi assinado nesta quinta-feira, 24, na sede do Grupo CEEE, pelo diretor-presidente, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, pelo diretor de Geração, Jorge Jobim, e pelos representantes da Voith, o gerente geral Luiz Fontes e o desenvolvedor de negócios, Ernesto Jimenez.

 

Com investimento superior a R$ 14 milhões, a obra conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e inclui serviços de automação e telecomando da usina e da subestação. Os trabalhos ocorrem junto à unidade de geração da CEEE-GT, a partir de agora, por 520 dias.

 

Conforme o presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, este projeto proporciona mais tecnologia e uma importante modernização dos ativos da Empresa, o que deve ser um dos objetivos da instituição para bem atender ao seu mercado.

 

Além da parceria com o fornecedor e com o agente financiador, o BID, as questões de automação e telecomando do projeto, e a influência disso em uma renovação da gestão operacional da Companhia também foram citadas como pontos positivos pelo diretor de Geração da CEEE, Jorge Jobim.

 

Seguindo a um acordo prévio com o Operador Nacional do Sistema (ONS), no decorrer das atividades, será necessário interromper a produção em cada um dos grupos geradores, em datas intercaladas.

 

 

Sobre a UHE Passo Real:

Em operação desde março de 1973, Passo Real tem capacidade instalada para gerar 158 MW. A casa de máquinas fica em Salto do Jacuí e conta com duas unidades geradoras. A água do rio Jacuí é acumulada no reservatório do Passo Real, o maior lago do Rio Grande do Sul, com quase 250 km² de área, com margens nos municípios de Fortaleza dos Valos, Alto Alegre, Campos Borges, Quinze de Novembro, Ibirubá, Selbach e Salto do Jacuí.

 

Sobre a Voith:

A Voith tem 150 de atuação no mercado mundial, com sede na Alemanha. No Brasil, está há 50 anos. O portfólio de produtos e serviços da Voith Hydro cobre todo o ciclo de vida e todos os componentes de grandes e pequenas usinas hidrelétricas: desde geradores, turbinas, bombas, componentes eletromecânicos e sistemas de automação, ou seja, sistemas de medição, regulagem e controle, até a prestação de serviços, com peças de reposição e manutenção.

 

Na foto: Jorge Jobim, Diretor de Geração do Grupo CEEE; Paulo de Tarso Pinheiro Machado, Diretor-Presidente do Grupo CEEE e Luiz Fontes, Gerente Geral da Voith Hydro Services

 

 

 

Fonte: Texto: Mara Medeiros - Foto: Fernando C. Vieira

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016