Home» Sala de Imprensa » CEEE investe em automação das redes para melhorar atendimento aos clientes

31/08/2017

CEEE investe em automação das redes para melhorar atendimento aos clientes

Um dos projetos prioritários da Companhia Estadual de Energia Elétrica Distribuição (CEEE-D), neste ano, é a instalação, automação e supervisão de equipamentos no sistema energético da Empresa, ação que vem sendo desenvolvida nos 72 municípios da área de concessão da Empresa.

 

A informação é do diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Júlio Hofer, que destaca que o universo de gerenciamento nesse projeto, que envolve chaves e religadores, é de quase mil aparelhos. “Queremos ampliar a qualidade do nosso atendimento aos clientes, com redução nas interrupções, especialmente em situações de contingência e, para isso,o uso da tecnologia é fundamental”, diz.

Segundo ele, esse projeto também traz benefícios à empresa, com melhoria de desempenho nos indicadores de continuidade do fornecimento aos clientes. Pelo relatório atual da área de engenharia, até agora, 417 equipamentos foram direcionados ao sistema de energia dos municípios da Regional Metropolitana, 137 no Litoral Norte, 118 no Sul, 58 no Litoral Sul, 57 no Centro Sul e 43 na Campanha.

 

Do total de equipamentos, 512 já estão telecomandados, sendo que a previsão para conclusão de 100% dos religadores é julho de 2018. Ainda conforme dados da área de engenharia da Empresa, estão sendo empregadas tecnologias de modem 3G, rádio VHF e fibra ótica, sendo que a melhor solução é definida previamente, após uma adequada avaliação do local.

O investimento da CEEE Distribuição, nesse projeto, totaliza 33,2 milhões, e envolve recursos próprios da Companhia e via financiamento através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

 

O comando dos religadores é remoto, realizado pelo Centro de Operação da Distribuição, em Porto Alegre, o que permite um melhor gerenciamento do sistema elétrico da Companhia.

Para o presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, a gestão vem priorizando investimentos em automação e tecnologia. “O foco de melhoria de performance inclui as nossas unidades de geração, transmissão e também a infraestrutura de Distribuição. Percebemos, com orgulho, que isso vem trazendo resultados positivos na melhoria dos nossos indicadores técnicos e especialmente na satisfação dos nossos clientes, o que contribui para a preservação e valorização da concessão como ativo da Empresa”, finaliza.

 

A CEEE Distribuição atende a mais de 1,6 milhão de clientes de 72 municípios das regiões da Campanha, Centro Sul, Metropolitana, Sul, Litoral Norte e Sul do Rio Grande do Sul.

 

Equipamentos instalados por Região de Atendimento da CEEE:

 

Região Metropolitana

417

Região da Campanha

43

Região Centro Sul

57

Região Litoral Norte

137

Região Litoral Sul

58

Região Sul

118

Fonte: Texto: Mara Medeiros - Foto: Fernando C.Vieira

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016