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11/10/2017

Obras de manutenção preventiva nas redes de energia da CEEE beneficiam mais de 100 mil clientes

A CEEE Distribuição contabiliza investimentos de R$ 1,3 milhão em obras de manutenção preventiva nas redes de energia do Chuí, Rio Grande, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar até o terceiro trimestre deste ano. As ações realizadas pela Gerência Regional Litoral Sul, em conjunto com as Agências instaladas nos municípios da área de concessão têm o objetivo de qualificar o atendimento para 102,7 mil clientes e envolvem modernização de redes de média e baixa tensão.
O gerente Regional, Júlio César Rosca, destaca que nesse valor está incluída a instalação de 483 postes, colocação de 20 transformadores, além de diversos serviços de podas para desobstrução de galhos de árvores que estejam próximos ou em contato com as redes. “Em manutenção preventiva, investimos R$ 850 mil e em podas, R$ 343,2 mil”, revela. Ele informa também que a Empresa tem priorizado os trabalhos com equipes de linha viva, sem necessidade de interrupção do fornecimento.
Mais tecnologia
Além disso, cita importantes investimentos em religadores e chaves telecomandadas, equipamentos que automatizam o sistema e consequentemente trazem mais eficiência operacional. “Nos municípios do Litoral Sul, já colocamos 58 religadores nas redes”, diz, acrescentando que todos esses projetos visam melhorar os serviços oferecidos ao mercado, com redução nas interrupções, especialmente em situações de contigência. No Litoral Sul, a Empresa também está atuando em outros projetos de modernização tecnológica e de automação das subestações, como na Rio Grande 1, projeto que é desenvolvido também neste momento na Subestação Pelotas 2.
Conforme os resultados consolidados de agosto apurados pela Companhia, houve melhoria dos indicadores técnicos de continuidade do fornecimento em comparação a setembro de 2016, com benefícios diretos ao atendimento dos clientes. Os dados que avaliam e comparam o desempenho dos indicadores dos últimos quatro anos em toda área de concessão apontam uma redução de duração e frequência das interrupções na comparação de 2014 com 2017.
No recorte com as informações da Gerência Regional Litoral Sul, os dados apontam, nesse mesmo período, uma redução de 67% na duração das interrupções (DEC) e 65% na frequência (FEC). Segundo Rosca, “o item que mede a duração das interrupções por unidade consumidora baixou na região de Rio Grande de 34,37 horas em 2014 para 11,39 horas em 2017, e a frequência dessas interrupções diminuiu, nesse mesmo período, de 19,31 vezes para 6,88 vezes”. Ele lembra que a Regional, em 2016, recebeu o troféu de primeiro lugar no Indicadores Técnico e essa evolução, neste ano, se mantém.
Atendimento aos clientes

No Litoral Sul, além de agências comerciais, postos de atendimento e bases técnicas, o cliente da CEEE tem disponível a Central de Teleatendimento 0800.721.2333, que funciona gratuitamente 24 horas. Em caso de falta de luz, a Empresa disponibiliza, ainda, o serviço de torpedo via SMS, onde é possível enviar uma mensagem para o número 27307, acrescentando no texto a palavra LUZ e o número da unidade consumidora (informação que consta no box amarelo da conta de energia).

Outra opção de atendimento ao cliente é a Agência Virtual (www.ceee.com.br), onde, a partir do cadastramento, podem ser acessados, sem necessidade de ligação ao Teleatendimento ou comparecimento a uma Agência, diversos serviços. Nesse espaço, há possibilidade de impressão da segunda via, cadastramento de e-mail para recebimento da fatura, solicitação de religação, informação sobre ressarcimento de danos em bens elétricos, alteração da data de vencimento da conta, informação da leitura do medidor, verificação do histórico de consumo e de pagamentos, cadastramento de endereço para entrega alternativa da fatura, pedido de ligação e verificação do dia da leitura e data de corte.

 

Fonte: Texto: Mara Medeiros - Foto: Divulgação CEEE

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