Home» Sala de Imprensa » Horário de verão começa neste domingo

14/10/2017

Horário de verão começa neste domingo

Começa à 0h deste domingo, 15 de outubro, o Horário Brasileiro de Verão (HBV). Os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Até as 23h de 17 de fevereiro de 2018, o horário é válido nos três estados do Sul e também em Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste, e Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, no Centro-oeste.
 
A projeção do Grupo CEEE é de que o pico da demanda noturna no sistema que abastece o Rio Grande do Sul seja reduzida em 4,5%, seguindo o comportamento dos anos anteriores. Essa redução na demanda ocorre especialmente pelo desencontro, nesse período do dia, no uso das cargas industrial em relação à residencial e à iluminação pública.
 
Em energia, a economia estimada pela CEEE Distribuição, que atende 1,6 milhão de clientes em 72 municípios da regiões Sul e Sudeste do RS, deverá ser de até 0,7%, o que representa o consumo de uma cidade com aproximadamente 40 mil habitantes (como Charqueadas, Dom Pedrito ou Torres) durante os 126 dias do HBV. Em termos de redução da demanda noturna, na área de concessão da CEEE Distribuição, a estimativa é reduzir em torno de 1,6%.

No Brasil, o Ministério de Minas e Energia estima que a economia este ano seja “próxima da neutralidade”. Historicamente, a redução na demanda noturna fica em torno de 4%. Para o presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, “com o cenário hidrológico crítico que estamos enfrentando, com os reservatórios do Centro-oeste muito baixos, toda economia de energia é bem-vinda”. Para o mês de outubro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu a bandeira tarifária vermelha (patamar 2), com custo de R$ 3,50 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. É a primeira vez que o patamar 2 é acionado - desde que a bandeira vermelha passou a contar com as duas graduações, em janeiro de 2016. De acordo com a Agência, “a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas alcançou níveis preocupantes e, ainda que não haja risco de desabastecimento de energia elétrica, é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício”.
 

DICAS DE USO CONSCIENTE DA ENERGIA
 
O segmento residencial é responsável por 34% do total da energia elétrica consumida pelos clientes da CEEE Distribuição. Com ou sem horário de verão, ter cuidado com o consumo consciente é uma atitude inteligente e que traz economia. Portanto, fique ligado nessas dicas.
 
AR-CONDICIONADO
Dimensione adequadamente o aparelho de ar condicionado para o tamanho do ambiente; mantenha janelas e portas fechadas quando ele estiver ligado; limpe os filtros regularmente.
 
CHUVEIRO ELÉTRICO
Sempre que possível, ajuste a temperatura do aparelho para a posição de “verão”; não tente reaproveitar resistências queimadas; evite banhos demorados.
 
FERRO ELÉTRICO
Acumule o máximo possível de roupas para passar; inicie sempre pelas que requerem temperaturas mais elevadas; reserve algumas peças leves para serem passadas com o ferro desligado, já que o aparelho permanecerá quente por certo período.
 
GELADEIRAS E FREEZERS
Não abra a porta por tempo prolongado; realize o degelo (limpeza) periodicamente; regule a temperatura, conforme a estação do ano; observe sempre as condições da borracha de vedação; não use a parte traseira da geladeira para secar roupas; instale o refrigerador e o freezer em áreas ventiladas e distantes da exposição do sol; nunca guarde alimentos e líquidos quentes dentro dos aparelhos.
 
ILUMINAÇÃO
Mantenha as janelas abertas para aproveitar a luz natural, use cores claras nas paredes; conserve as lâmpadas e luminárias sempre limpas; utilize lâmpadas compactas ou de LED, elas consomem menos energia, duram muito mais e têm, no mínimo, um ano de garantia; ao sair de um ambiente, apague a luz.
 
MÁQUINAS DE LAVAR ROUPA, LOUÇA E SECADORAS
Utilize esses equipamentos na capacidade máxima indicada pelo fabricante; mantenha os filtros sempre limpos; use a dose de sabão especificada no manual, evitando repetir as operações de enxágue.
 
MICRO-ONDAS
Sempre que possível, efetue o descongelamento dos alimentos naturalmente; procure adequar a potência do aparelho à necessidade de aquecimento dos produtos; retire-o da tomada quando não estiver em uso; não obstrua a ventilação do equipamento.
 
TV, SOM E COMPUTADOR
Evite manter os aparelhos ligados ao dormir ou quando ninguém estiver assistindo ou utilizando; equipamentos em modo de espera (stand by) também consomem energia: desligue-os da tomada e economize até 20%; use o recurso de economia de energia do seu computador.
 
Imagens em https://www.flickr.com/photos/grupoceee/sets/72157673632183690/   

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016