Home» Sala de Imprensa » CEEE Distribuição recebe o segundo transformador para nova subestação de energia da Capital

27/10/2017

CEEE Distribuição recebe o segundo transformador para nova subestação de energia da Capital

Neste domingo, 29, a CEEE Distribuição recebe o segundo transformador da Subestação Porto Alegre 7. A unidade é uma das obras em construção pela Companhia que integra o plano de expansão do sistema de distribuição de energia elétrica da Capital. O equipamento  tem 50 MVA (megavolt-ampère) de  potência e 64,5 toneladas e está sendo transportado da cidade de Cornélio Procópio no Paraná.

 

Este será o segundo transformador de grande porte que será descarregado na Subestação Porto Alegre 7. O primeiro chegou em 08 de outubro na subestação, que fica nas esquinas das Ruas Voluntários da Pátria e Ramiro Barcelos, no Centro Histórico. O deslocamento da carreta, que ingressará na Capital pela Avenida Assis Brasil, passando pelas Avenidas Sertório, Farrapos, Ramiro Barcelos e Voluntários da Pátria, 1640, destino final, inicia às 8h30. Agentes da EPTC e equipes da CEEE farão o acompanhamento e monitoramento do trânsito e da rede elétrica durante o trajeto.

 

A Subestação Porto Alegre 7 tem previsão para entrar em operação no início do próximo ano. O empreendimento integra o Programa Pró Energia RS Distribuição e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e da Agência Francesa de Desenvolvimento - AFD. Assim que estiver concluída, essa será uma das maiores subestações de Distribuição da Capital, com dois transformadores de 50 MVA (megavolts-ampère) de potência e 32 alimentadores (redes de média tensão) de 13,8 kV (kilovolts). Além dos transformadores, outros equipamentos que integram o projeto já estão sendo entregues na Empresa, como painéis de telecomando e de proteção, itens já em testes em laboratório da Companhia. Com o crescimento da demanda, a unidade terá capacidade de ampliação, podendo receber mais um transformador de 50 MVA, totalizando, no futuro, uma capacidade de 150 MVA de potência.

 

Essa nova subestação será responsável por aumentar de forma direta a confiabilidade e a segurança do sistema energético da Capital, melhorando a qualidade da energia para aproximadamente 110 mil clientes de Porto Alegre. A obra permitirá ainda disponibilizar carga para o crescimento do mercado, em especial aos bairros Centro, Floresta, Independência e Navegantes.

 

Conforme o último relatório de obras, a construção da subestação está  com 75% das obras civis executadas, com previsão de chegar a 80% até o final de outubro. O valor total desse projeto da CEEE-D, que inclui também recursos já aplicados pela Companhia na implantação de uma Linha de Transmissão de 69 kV (quilovolts) entre as Subestações Porto Alegre 9 e Porto Alegre 7, infraestrutura subterrânea com seis quilômetros de extensão, é de R$ 47,9 milhões.

 

Fonte: Comunicação Social Grupo CEEE foto: Divulgação

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016