Home» Sala de Imprensa » Grupo CEEE tem dois trabalhos premiados em um dos maiores eventos técnicos do setor elétrico

30/10/2017

Grupo CEEE tem dois trabalhos premiados em um dos maiores eventos técnicos do setor elétrico

O Grupo CEEE marcou presença no 24º Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica  (SNPTEE), realizado de 22 a 25 de outubro, em Curitiba. Dos 13 trabalhos apresentados com participação da Empresa, dois voltaram para Porto Alegre com prêmios: um no grupo de estudos de subestações e equipamentos de alta tensão e outro no grupo sobre proteção, medição, controle e automação em sistemas de potência. O evento é promovido pelo Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré-Brasil).

Ricardo Olsen e Vítor Donaduzzi, do Departamento de Engenharia de Sistemas da Divisão de Engenharia da Transmissão, apresentaram o trabalho “Sistema gestor da base fonte dos sistemas de supervisão e controle da CEEE-GT”, que conquistou o segundo lugar no grupo de Proteção, medição, controle e automação em sistemas de potência. O artigo descreve a aplicação de ferramentas utilizadas para automatizar e unificar as configurações dos diversos sistemas utilizados nos sete Centros de Operação e nas 63 estações de operação da CEEE-GT. O emprego deste sistema possibilitou atingir níveis de eficiência, agilidade e qualidade muito acima do que se consegue utilizando os métodos tradicionais. Os programas foram inteiramente desenvolvidos pelos profissionais da Companhia.

 No grupo sobre subestações e equipamentos de alta tensão, o segundo lugar foi para o relato “Recapacitação do setor de 230 kV para corrente de curto-circuito de 63 kA na Subestação Gravataí 2”, apresentado por Luciano Hoffmann Paludo, Piero Felipe Rolim Antunes, Eduardo Bortolin Argenton e Sirineu Elias Filipin, do Departamento de Projetos da Divisão de Novos Empreendimentos da Transmissão. Este trabalho tem gerado muito interesse porque trata do projeto para reforço de uma das maiores subestações do RS, em função da expansão do setor elétrico, com dimensionamento completo de todos os equipamentos, estruturas e painéis de controle e supervisão, utilizando tecnologia compacta e isolada a gás SF6. Esta solução é debatida entre especialistas de transmissão pois é uma obra rápida, limpa e que pode ser executada em espaços limitados.

Participaram também profissionais das áreas de geração, transmissão, distribuição e de meio ambiente, além de outros pesquisadores de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em andamento nas especialidades de linhas de transmissão, transformadores e equipamentos de SEs.

 

 

Confira todos os trabalhos apresentados pelo Grupo CEEE:

 

Grupo de Estudos de Linhas de Transmissão

- Queda de Estruturas de Grande Porte na Travessia do Rio Jacuí em Função de Evento Climático do Tipo Tormenta Elétrica: Análise e Experiência da CEEE-GT na Recomposição de LTs dentro do Parque Estadual Delta do Jacuí

Autores: Yuri Neves Gazen, Leonardo Alves de Campos e Augusto Carlos Dias (do Departamento de Projetos da Divisão de Novos Empreendimentos da Transmissão da CEEE-GT)

 

Grupo de Estudo de Proteção, Medição, Controle e Automação em Sistemas de Potência:

- Sistema Gestor da Base Fonte dos Sistemas de Supervisão e Controle da CEEE-GT

Autores: Ricardo Lastra Olsen e Vítor Donaduzzi (da Seção de Supervisão e Automação da Divisão de Operação e Manutenção da Transmissão da CEEE-GT)

 

Grupo de Estudo de Planejamento de Sistemas Elétricos:

- Os Desafios Superados no Planejamento da Solução MTS (Mixed Technology Substations) na Subestação Gravataí 2

Autores: Marcos Keizo Morikami; Vagner Rinaldi; Rodrigo Bastos de Oliveira; Diogo da Silva Costa (Assessoria de Planejamento e Gestão da Transmissão da CEEE-GT)

 

Grupo de Estudo de Subestações e Equipamentos de Alta Tensão:

- Equipamento Auxiliar para Manobra de Seccionador

Autores: Luciano Favretto da Rocha (do Centro Regional Norte da Divisão de Operação e Manutenção da Transmissão da CEEE-GT) e Charles L. Israel (da Universidade de Passo Fundo)

- Filosofia Adotada pela CEEE-D para o Aterramento de Subestações Isoladas a Gás “Indoor

Autores: Marcos Telló, Carlos Roberto Stefano e Guilherme André Tomasi Bauer (do Departamento de Projetos da Transmissão da Divisão de Obras da Distribuição da CEEE-D) e Guilherme A. D. Dias (da Ufrgs)

- Medição de Parâmetros de Malhas de Terra de Subestações Utilizando Espaçamentos Reduzidos entre Eletrodos: o método 3MT aplicado no Grupo CEEE

Autores: Marcos Telló, Guilherme André Tomasi Bauer e Jorge Andre Meneghel Jitsukawa (do Departamento de Projetos da Transmissão da Divisão de Obras da Distribuição da CEEE-D) e Guilherme A. D. Dias (da Ufrgs)

- Recapacitação do Setor 230 KV para Corrente de Curto-Circuito de 63 KA na Subestação Gravataí 2

Autores: Luciano Hoffmann Paludo, Piero Felipe Rolim Antunes, Eduardo Bortolin Argenton e Sirineu Elias Filipin (do Departamento de Projetos da Divisão de Novos Empreendimentos da Transmissão da CEEE-GT)

 

Grupo de Estudo de Operação de Sistemas Elétricos:

- Ferramentas de Apoio à Recomposição de Subestações de Transmissão na CEEE-GT

Autores: Ricardo Lastra Olsen e Vítor Donaduzzi (da Turma de Engenharia de Supervisão da Divisão de Operação e Manutenção da Transmissão da CEEE-GT)

 

Grupo de Estudo de Sistemas de Informação e Telecomunicação para Sistemas Elétricos:

- Aplicação da Domótica no Gerenciamento de Cargas Residenciais e Resposta da Demanda em Ambientes Smart Grid

Autores: Alisson Trindade Souza, Luciane Neves Canha e Rafael Gressler Milbradt (da UFSM) e Márcio de Abreu Antunes (do Departamento de Manutenção da Distribuição da Divisão de Engenharia de Distribuição da CEEE-D)

- Propostas para Mitigação de Intrusão em Sistemas de Supervisão e Controle na Área de Transmissão da CEEE-GT

Autores: Fernando Eduardo Covatti e Vitor Donaduzzi (do Departamento de Engenharia de Sistemas da Divisão de Engenharia da Transmissão da CEEE-GT)

 

Grupo de Estudos de Aspectos Empresariais e de Gestão Corporativa:

- Gestão para Acompanhamento e Adaptação Frente a Mudanças na Legislação Ambiental

Autor: Alexandre Fanfa Bordin (do Setor de Apoio Técnico Ambiental da Coordenadoria de Meio Ambiente do Grupo CEEE).

 

 

Trabalhos com participação de profissionais do Grupo CEEE:

 

Grupo de Estudo de Geração Hidráulica

- Diagnóstico de Falhas por Monitoramento de Parâmetros da Função Geração em Hidrogerador da UHE Canastra: Inovação em Hardware e Software, Aplicações e Testes Preliminares

Autores: Fabrizio Leal Freitas, Vitor Artur Marques , Eric Marques Fortunato , Bruno de Borba e Tiago Kaoru Matsuo (da Aqtech); Ildemar Cassana Decker, Luis Otavio Steffenmunsberg Grillo, Aguinaldo Silveira e Silva e Bruci P. Cabrera (da UFSC) e Jeferson Moraes Rodrigues (do Departamento de Engenharia da Divisão de Instalações da Geração da CEEE-GT)

 

Grupo de Estudo de Operação de Sistemas Elétricos:

- Avaliação dos Dados Cadastrais Utilizados para Cálculo da Produtibilidade das Usinas Hidroelétricas do SIN

Autores: Alberto S. Kligerman, Rogerio S. Braga, Maria C. A. Lima, Carlos E. Vilas Boas, Bernard F. Küsel, Maria H. T. Azevedo, Lucas S. Khenayfis e Roberto N. F. Filho (do ONS), Valdeci Goulart (Aes Tietê), Nivaldo Maganha (Alupar), Rodrigo Sacchi (CCEE), Rodrigo Feistauer (do Departamento de Engenharia da Divisão de Instalações da Geração da CEEE-GT), Grazziano Motteran (Cemig), Fernando P. C. Neves (Cesap), Luís F. A. M. Nogueira (Cesp), Sergio M. Fernandes (Chesf), Hugo Mikami (Copel), Henrique G. Borduqui (CPFL), Maurílio E. Katekawa (Duke), Mario P. G. Neto (EDP), Filipe M. M. Niquini (Eletrosul), José O. S. Moreira (Enel), José V. M. Rescigno (Engie), Thiago C. César (EPE), Pedro P. C. Viana (ESBR), Marcelo R. R. Carvalho (Furnas), Renata B. R. Tufaile (Itaipu Binacional), Bruno F. Pereira (Light Energia), Pedro H. S. Cid (Neoenergia) e Edvaldo S. A. Neto (Sae).

Fonte: Letícia Jardim (texto)

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016