Home» Sala de Imprensa » CEEE reúne entidades e imprensa para detalhar reajuste tarifário

22/12/2017

CEEE reúne entidades e imprensa para detalhar reajuste tarifário

O reajuste tarifário definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi pauta de encontro, realizado no dia 21, entre a CEEE e órgãos representativos dos consumidores, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e imprensa, na sede administrativa da Companhia, em Porto Alegre. O objetivo foi esclarecer como é feito o cálculo do reajuste e apontar o papel da Empresa neste contexto.

Durante a reunião, comandada pelo presidente da Companhia, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, e pelo Diretor de Distribuição, Júlio Hofer, foi feita uma contextualização do modelo do setor elétrico e do que o reajuste representa para a CEEE Distribuição, uma vez que apenas 14% dos recursos pagos pelos consumidores ficam efetivamente nos cofres da Empresa, enquanto mais de 47,8% vai para tributos, impostos e encargos setoriais. Outro item que causa impacto significativo é o custo da energia, que representa 28,1% da tarifa.

 

Participação na Receita

O reajuste determinado pela Aneel, no dia 19, e publicado no Diário Oficial da União, no dia 21, foi de 29,29% para o consumidor residencial, e 33,54% para os clientes de alta tensão e o efeito médio ficou em 30,62%.

 

Comparação da tarifa da CEEE com outros indicadores

Nos últimos cinco anos, a variação acumulada da tarifa da CEEE Distribuição foi de 38%, enquanto a gasolina teve aumento de 44%, água, 49% e o salário mínimo, neste período, teve reajuste de quase 72%. O IPCA acumulado de 2012 a 2017 foi de 44,32%.

 

Definição dos reajustes de energia

Os índices de reajuste das concessionárias de distribuição de energia elétrica são definidos pela Aneel, que encaminha uma planilha de custos para as empresas e, a partir do preenchimento, avalia e coloca dentro de sua fórmula de cálculo para definir o percentual. Assim, o papel das concessionárias nesse processo é o de repassar informações ao órgão regulador, que vai auditá-las e depois determinar quanto será aplicado de reajuste. A data-base é sempre o aniversário do contrato, que, no caso da CEEE, é 22 de novembro.

Fonte: Andreia Fantinel (texto) e Larissa Limeira (foto)

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016