Home» Sala de Imprensa » Usina Hidrelétrica da CEEE Completa 80 anos

22/07/2010

Usina Hidrelétrica da CEEE Completa 80 anos

A usina Hidrelétrica Toca completa 80 anos, no dia 25, próximo domingo. A cerimônia de comemoração do aniversário será na segunda-feira, dia 26, às 15h, no pátio da usina, localizada na estrada Canela/Bom Jesus, em São Francisco de Paula.

Em operação desde novembro de 1929, a UHE Toca integra o Sistema Salto da CEEE Geração e Transmissão, com sede em Canela, e foi inaugurada oficialmente em 25 de julho de 1930 pelo então Governador do Estado, Getúlio Vargas. A hidrelétrica possui um grupo gerador totalmente telecomandado, a partir da usina de Canastra, e outro em fase final de modernização e produz 1,088 MW de potência.

Durante a solenidade, a CEEE Geração e Transmissão irá homenagear a família de João Corrêa Ferreira da Silva, que foi prefeito de São Leopoldo na época da construção da usina. João Corrêa foi um dos maiores incentivadores do desenvolvimento na região. Em seu governo, foi construída a ferrovia que ligava Porto Alegre a Canela, e a usina hidrelétrica, que garantiria energia para as indústrias coureiro calçadistas do Vale do Sinos e Paranhana.

 

Saiba mais sobre a área de Geração do Grupo CEEE

 

Além da UHE Toca, o Sistema Salto é composto por outras quatro usinas: UHE Canastra (44MW), UHE Bugres (11,5 MW), UHE Herval (1,4 MW) e UHE Passo do Inferno (1,1 MW). A área de geração do Grupo CEEE conta, ainda, com outras dez usinas no Sistema Jacuí. Todo o parque gerador da Companhia totaliza 911,02 MW de capacidade instalada.

 

Fonte: Texto: Larissa Limeira e foto: Arquivo ACS/Grupo CEEE

Grupo CEEE

Todos os direitos reservados ® 2016