A CEEE

Áreas de segurança nas estruturas de transmissão

Linhas de Transmissão

As linhas de transmissão são os conjuntos de cabos e torres (metálicas, de madeira ou de concreto) que transportam grande quantidade de energia elétrica em alta tensão (voltagem). Com sua grande extensão, elas atravessam o Estado levando a energia elétrica que chega às cidades e ao meio rural, proporcionando maior conforto e oportunidades de negócio, saúde e lazer.

 

Áreas de risco

Espaços próximos ou abaixo das torres e linhas de transmissão são de uso restrito da concessionária de energia elétrica. A área de risco é delimitada pela distância de 30 metros para cada lado da linha de transmissão, formando uma faixa de 60 metros que acompanha toda a extensão da linha.

folder transmissão intrusamento 2.jpg

Sua utilização de forma irregular e sem respeitar as normas técnicas e de segurança significa risco à vida de quem estiver perto, além de poder causar interrupções no fornecimento de energia em diversas regiões. Como as linhas de transmissão são de alta tensão, eventuais choques são muito graves, e podem levar, inclusive, à morte. Por isso:

- Não solte nem deixe as crianças soltarem pipa perto das torres e cabos;

- Não suba nem permita que outros subam nas torres;

- Não instale antenas perto das torres e cabos;

- Não plante árvores que possam ficar altas e encostar nos fios;

- Não faça queimadas embaixo das linhas;

- Ensine as crianças a não jogarem bola embaixo das linhas;

- Avise a concessionária de energia caso encontre qualquer problema.

 

Acesso das equipes

Para que a energia elétrica chegue a todos os lugares com qualidade e segurança, a CEEE-GT realiza manutenções preventivas periódicas e, sempre que necessário, faz reparos em equipamentos. Uma das principais manutenções é a poda da vegetação. Nesses casos, deve-se permitir que os funcionários da CEEE-GT cheguem com seus veículos e equipamentos perto das torres, trabalhem e resolvam o problema da forma mais segura e eficiente.