Notícias

CCCEV abre exposição que mostra a história e a evolução dos eletrodomésticos

Exposição Na Tomada. Revolução, Conforto e Evolução apresenta eletrodomésticos em cenários das décadas de 50, 60 e 70

Por admin / Publicado: 06/12/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

O público gaúcho já pode visitar, gratuitamente, a exposição Na Tomada – Revolução, Conforto e Evolução no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV). A mostra apresenta mais de 50 aparelhos utilizados pelas famílias brasileiras nas décadas de 50, 60 e 70 e tem o objetivo de contar a história e a evolução dos eletrodomésticos no País. Os cenários estão montados no hall de entrada e nas salas do segundo andar do prédio, onde fica o Museu da Eletricidade do RS (MERGS), pioneiro no setor elétrico brasileiro, fundado em 1977. O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo está localizado na rua dos Andradas, 1223, centro histórico de Porto Alegre, e fica aberto de terça à sexta-feira, das 10 às 19 horas e, aos sábados, das 11 às 18 horas.

 

A exposição foi organizada com doações do acervo da arquiteta Enilda Ribeiro, falecida em abril deste ano, somado a materiais pertencentes ao MERGS e a outros, cedidos à Casa por pessoas que sistematicamente participam das programações realizadas no CCCEV. A atividade integra as comemorações dos oito anos de funcionamento do espaço cultural, aberto pelo Grupo CEEE em 17 de dezembro de 2002.

 

Em cada ambiente da exposição Na Tomada – Revolução, Conforto e Evolução, há um cenário criado pelo desenhista Sandro Ka, que situa o ambiente de utilização dos aparelhos. O visitante, ao entrar na sala encontra aparelhos voltados ao lazer das famílias, como televisor, eletrola, ventilador e aquecedor elétrico; na cozinha, é possível relembrar o design de antigos eletrodomésticos que, ao longo dos anos, ajudaram a realização das tarefas do dia-a-dia das donas de casa e a conservação dos alimentos, como liquidificador, batedeira, enceradeira e geladeira. O banheiro, junto à vitrine do CCCEV, está equipado com banheira, chuveiro, secador, depilador, entre outros utensílios portáteis. Em paralelo, painéis descrevem em detalhes o surgimento dos aparelhos que, com o passar dos anos, mudaram o padrão de consumo da população.

 

Além dos eletrodomésticos, a casa montou também uma galeria com 20 anúncios publicados pelas revistas que circulavam da época e que apresentam os apelos utilizados pelos publicitários para oferecer os produtos que começavam a surgir no mercado e prometiam facilitar a vida das pessoas, além de ampliar as opções de lazer das famílias brasileiras.

 

 

O quê: Na Tomada – Revolução, Conforto e Evolução

Quando: de 07 de dezembro de 2010 a 30 de abril de 2011

Onde: Vitrine e Sala Noé de Mello Freitas, Hall de Entrada e 2° andar do CCCEV, localizado à Rua dos Andradas 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre

Quanto: entrada franca

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres