Notícias

CCCEV inicia Programa Verão Ambiente, a Arte Recicla a Vida

A programação inicia nesta quinta-feira (10) e vai até 29 de março.

Por admin / Publicado: 08/01/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) abre nesta quinta-feira, 10, às 19 horas, o programa "Verão Ambiente – A Arte Recicla a Vida", evento que se estende até 29 de março e reúne oficinas, palestras, espetáculos de dança, música e teatro (adulto e infantil), saraus de poesia, exposições, instalações, contação de histórias, sessões de filmes e seminários. O trabalho, desenvolvido em conjunto por um grupo superior a 200 pessoas de diversas áreas culturais da cidade, tem o objetivo de oferecer uma ampla e variada agenda aos moradores e visitantes da capital gaúcha. A ação tem o patrocínio do Grupo CEEE e do Banrisul, que também mostrarão os projetos que realizam na área ambiental. Na abertura, os convidados irão assistir ao fragmento do espetáculo "Corpos que Andam", com o Grupo de Dança Teatro Ballethumano e participação musical de Karine Cunha e Marcos Bonilla. Além disso, poderão brindar o início da programação com refrigerantes de lírio do brejo e outros produtos elaborados com cascas e talos de alimentos, itens que normalmente são desprezados pela culinária, muito por desconhecimento das pessoas.

O projeto se propõe a fazer o espectador pensar na sua relação com o meio ambiente e vai utilizar todos os espaços do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, localizado na rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre. Uma das atividades começará a ser criada durante à solenidade de abertura, por Belony Ferreira, na sala "Memorial Erico Verissimo", no terceiro andar do CCCEV. No espaço, a artista plástica, nascida em Santo Antônio da Patrulha, em 1935, irá criar, dia a dia, com a participação dos visitantes, uma tela chamada "Terra", que usa o produto natural como tinta para demonstrar cores e texturas. A obra da exposição terá 12 metros de comprimento e 1,5 metro de altura.

Na sala "O Arquipélago" (1º andar do CCCEV), o trabalho é coletivo, sendo que um deles tem a assinatura de João Drummond, que criou a obra a partir de materiais coletados na beira do Lago Guaíba, em Porto Alegre. São troncos, cerâmicas, ferro, cano de PVC, entre outros materiais. Nesse mesmo espaço, os fotógrafos da Câmera Viajante apresentam um mosaico de imagens, em painéis de backlight, obtidas no Rincão Gaia, pertencente a Fundação Gaia, instituição que preserva o trabalho do ambientalista gaúcho, José Lutzenberger. As propostas já iniciam na vitrine da casa, onde as artistas Ana Nunes, Belony Ferreira e Carmem Seibert trabalharam com juta, inspiradas no logotipo do evento. Logo a seguir, no hall de entrada do prédio, a cerâmica e a água são as matérias primas para a mostra "Água de Todos Nós". No vão que une três andares do prédio, Carmem Seibert instalou um "Jardim de Verão". Através da técnica de vidro moldado (fusing), ela produziu 21 flores e 12 pássaros feitos com cacos de garrafas de tipos diversos.

Nos dias 13, 14, 15 e 28 de março, ocorre um seminário, que coloca em pauta cinco temas: A arte recicla a vida; Humanidade, Meio ambiente e criatividade; Responsabilidade ambiental; A influência do meio e o poder transformador da arte; e Literatura e meio ambiente. Durante a semana do aniversário de Porto Alegre - comemorada de 25 a 29 de março - haverá uma programação especial, com enfoque para a discussão da relação da cidade com o Lago Guaíba e suas ilhas, e os índios da cidade: kaigangues e guaranis.

No total, são mais de 40 atividades, planejadas e executadas de forma integrada por pessoas e instituições ligadas às artes e ao meio ambiente. A idéia de unir os dois assuntos surgiu em função do grande número de propostas recebidas pelo CCCEV durante o ano de 2007 e que apresentavam diferentes e complementares maneiras de tratar, através das manifestações artísticas, as questões relacionadas ao meio ambiente. Aliado a isso, 2008 é o Ano Internacional do Planeta Terra, proclamação declarada pela Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas e que conta com o apoio de 191 países. A partir do lançamento, todas as atividades, que são gratuitas, podem ser consultadas pelo site www.veraoambiente.com.br  e www.cccev.com.br. O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo está aberto na rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas e, nos sábados, das 11 às 18 horas.

Foto: Fernando César Vieira - Grupo CEEE/ACS

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres