Notícias

CEEE abre licitação para mais duas obras de transmissão

Investimento de mais de R$ 4 milhões vai melhorar a qualidade e a disponibilidade da energia para Erechim e São Vicente do Sul

Por admin / Publicado: 02/09/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h29

Compartilhar

A CEEE Geração e Transmissão abriu, nessa quinta-feira, 01, licitação para ampliação de mais duas subestações: São Vicente do Sul e Erechim 1. O investimento ultrapassará R$ 4 milhões nas duas obras e prevê substituição de transformador e instalação de novos equipamentos na SE São Vicente permitindo aumento da disponibilidade de energia para os consumidores da AES-Sul e a implantação de um novo módulo de entrada de linha em Erechim permitindo maior qualidade e confiabilidade no sistema de distribuição de energia elétrica para a região, área de concessão da RGE. A abertura das propostas deve acontecer no dia 30 deste mês e a expectativa é de que as obras estejam concluídas até o fim de 2017.

Como se tratam de subestações da área de transmissão, a principal função delas é conectar as linhas de alta tensão que “transportam” a energia das diversas fontes de geração – normalmente distantes dos grandes centros urbanos – com os pontos de distribuição. Para que esta energia possa ser distribuída para a população, ela deve ter sua tensão – conhecida popularmente como “voltagem” – rebaixada de altos níveis, como os 230 mil volts (230 kV) da Subestação São Vicente do Sul, até o nível de baixa tensão que alimenta os consumidores em 110 ou 220 volts.  Esta é, portanto, outra das funções das subestações: transformar os níveis de tensão para viabilizar a distribuição de energia elétrica. A ampliação anteriormente já realizada na subestação São Vicente do Sul permitiu o aumento de sua capacidade de transformação, ou seja, permitiu que a CEEE-GT aumentasse a confiabilidade de sua instalação e disponibilizasse maior quantidade de energia elétrica para a AES Sul – concessionária de distribuição do município. O mesmo acontece com Erechim, onde a distribuição da energia para os clientes é responsabilidade da concessionária RGE.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres