Notícias

CEEE assina contrato para adquirir duas subestações móveis

Investimento da empresa nesse projeto é de R$ 16,9 milhões

Por admin / Publicado: 19/04/2013 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A Diretoria da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) assinou nesta sexta-feira, 19, em Porto Alegre, contrato no valor de R$ 16,9 milhões com a Weg Equipamentos Elétricos S/A para aquisição de duas subestações móveis, com potência de 30 MVA (megavolts-ampères) cada uma.

 Esse investimento integra o Programa RS Mais Energia, que vem sendo desenvolvido pelas empresas que integram o Grupo CEEE e são compostas por um conjunto de empreendimentos nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, que irão reforçar o sistema energético do RS e melhorar a qualidade do fornecimento aos clientes atendidos diretamente pela concessionária.

 As novas subestações móveis, montadas integralmente sobre uma carreta especial, com eixos direcionáveis, são compostas por transformador de força, módulos de proteção e manobra, sistema de proteção, automação e telecomunicação, serão entregues à CEEE em até 14 meses.

 As unidades ficarão à disposição da área de manutenção da Companhia para substituir, total ou parcialmente, uma das subestações da empresa, em situações de contingência, ou mesmo para viabilizar a realização de uma obra de ampliação ou manutenção de alguma subestação existente.

 Os técnicos da Divisão de Manutenção da CEEE-D destacam alguns aspectos desses equipamentos, como a flexibilidade das estruturas de base dos equipamentos, o que facilita o acesso às instalações, normalmente localizadas em áreas de grande fluxo e alta densidade demográfica. Além disso, a nova tecnologia utilizada na base dessas subestações atende de forma mais eficaz às exigências brasileiras de tráfego terrestre. Com essa aquisição, o Grupo CEEE passará a ter cinco subestações, duas das áreas de transmissão e três do segmento da distribuição.