Notícias

CEEE coloca em operação a nova Subestação Porto Alegre 5, que duplica acapacidade de atendimento para 200 mil pessoas

Esta subestação é operada com moderna tecnologia de isolação GIS (Gas Insulated Switchgear).

Por admin / Publicado: 03/07/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A Subestação de Energia Porto Alegre 5, novo empreendimento da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE Distribuição) e que reforça o sistema energético à Capital Gaúcha, já está em operação. Com dois transformadores de potência, de 50 MVA (megavolts-ampère) cada um e mais equipamentos que controlam a operação de 16 alimentadores (redes de média tensão) abrigados em um prédio, a subestação localizada nas esquinas das Ruas Casemiro de Abreu e Lucas de Oliveira, e operada com moderna tecnologia de isolação GIS (Gas Insulated Switchgear), duplica a oferta de energia elétrica  para aproxidamente 200 mil pessoas. São beneficiados diretamente moradores e setores do comércio, indústria e serviços de 15 bairros: Auxiliadora, Bela Vista, Boa Vista, Bom Fim, Centro, Independência, Floresta, Higienópolis, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Petrópolis, Rio Branco, Santana, Santa Cecília e Três Figueiras.

 

As atividades de comissionamento, ensaios eletromecânicos e elétricos nos equipamentos - para a segura conexão da unidade ao sistema elétrico - foram realizados na última semana e envolveram profissionais de diversas áreas da CEEE Distribuição. A antiga subestação que ainda existe no local será, na sequência, desmontada. Esta etapa do projeto ocorre após a finalização dos serviços de remanejamento das cargas às redes de distribuição, infraestrutra que faz o escoamento da energia aos pontos de consumo.

 

Conforme o diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Júlio Hofer, "essa subestação, o décimo empreendimento de subestações e linhas de transmissão energizados pela Companhia nos últimos oito meses, além de melhorar a qualidade do fornecimento da energia elétrica aos clientes, proporciona uma maior confiabilidade da energia para a expansão econômica dessa região da Capital". 

 

Além das obras que reforçam de forma concreta o sistema de distribuição de energia elétrica e que possibilitam maior segurança à operação, Julio Hofer salienta que a empresa vem investindo em projetos de manutenção da rede e em projetos de tecnologia, tudo para dar maior segurança ao atendimento e dessa forma melhorar os indicadores técnicos, que para os clientes são percebidos com menos tempo de interrupções e melhor qualidade no fornecimento. 

 

Mercado da Região Metropolitana é de 830 mil clientes

O mercado da CEEE é formado por 1,6 milhão de clientes em 72 municípios. Na região metropolitana, incluindo Porto Alegre, são 830 mil unidades consumidoras, o que representa uma população superior a 2,5 milhões de pessoas, e onde a empresa energizou recentemente outras três obras de grande porte para reforçar o sistema energético: Subestação Rincão, no bairro Belém Velho, Subestação Águas Claras, em Viamão, projeto que é composto por uma ramal de linha de transmissão, além de outra linha de transmissão subterrânea interligando as subestações Porto Alegre 9 (localizada na Avenida da Legalidade, na entrada da Capital) e Porto Alegre 7 (esta em construção), na divisa dos bairros Floresta e Centro, e que passa a operar com uma unidade móvel enquanto a obra é realizada.

 

"Esses empreendimentos recentemente concluídos pela empresa na área de Distribuição integram o rol de investimentos que nos propusemos a realizar e que foi previamente informado ao órgão regulador, visando a recuperação das empresas do Grupo CEEE e a melhoria dos serviços oferecidos", diz o presidente, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, que destaca o trabalho coordenado da gestão, aliado ao empenho do corpo funcional para o cumprimento dessas metas. 

 

Para o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, a missão da CEEE, em conjunto com o Governo do Estado, é atuar de forma eficiente para que a população possa receber bons serviços e que todas as regiões do RS tenham energia para crescer e se desenvolver. 

 

Tecnologia Moderna

 

A Subestação Porto Alegre 5, com 100 MVA (megavolts-ampère) de potência total, funcionará com a tecnologia de isolação GIS (Gas Insulated Switchgear), o que torna a unidade mais segura e com exigência de espaços para instalação dos equipamentos de menor tamanho. Conforme os técnicos, nessas configurações, há uma redução de área de 10 vezes a que é usada em subestações convencionais. Atualmente, em Porto Alegre, essa tecnologia é utilizada nas Subestações Menino Deus, Bourbon Wallig e Iguatemi.

 

A unidade é telecomandada, isto é, gerenciada à distância, a partir do Centro de Operação da Distribuição da Companhia. O investimento da Empresa nesse empreendimento, que utiliza soluções de engenharia da Altus Sistema de Automação, foi de R$ 31 milhões.

  

Saiba mais sobre o Grupo CEEE 

O Grupo CEEE atua no setor energético e está presente em todo o Estado do Rio Grande do Sul, onde possui concessões de usinas hidrelétricas e eólicas, de transmissão e de distribuição de energia, além de participações em empreendimentos ligados ao setor. Criada em 1943, é a maior empresa do setor de energia elétrica do Rio Grande do Sul e a 10ª maior empresa do Rio Grande do Sul, de acordo com a pesquisa Grandes e Líderes no Rio Grande do Sul, realizada pela Revista Amanhã, em novembro de 2015. Também é a Marca de Empresa de Energia mais lembrada e preferida na pesquisa Marcas de Quem Decide 2016, do Jornal do Comércio e a 4ª Empresa Pública mais lembrada. 

No segmento de Distribuição de energia elétrica, a empresa atende mais de 1,6 milhão de clientes de 72 municípios das regiões Metropolitana, Leste e Sul do Rio Grande do Sul. Segundo a Pesquisa ABRADEE 2016 de Satisfação dos Clientes, a CEEE Distribuição é a 10ª distribuidora do País mais bem avaliada pelos clientes, um acréscimo de oito posições em relação à última edição. A satisfação é de 78,9%, enquanto que a média brasileira é de 74,4%. São entrevistados, anualmente, 39,6 mil pessoas em todos os estados.

No segmento de Transmissão de energia elétrica, a empresa é a responsável pela maioria das instalações que compõem a Rede Básica de Transmissão do Estado, viabilizando o transporte e suprimento de energia às concessionárias de distribuição que atuam no Rio Grande do Sul: CEEE Distribuição, AES Sul, RGE, concessionárias municipais, cooperativas de eletrificação rural e também a potenciais consumidores livres e produtores independentes.

O Sistema de Transmissão da Companhia une usinas localizadas em território gaúcho ao Sistema Interligado Nacional e a pontos de suprimento e centros de consumo em todo o Estado, cumprindo papel estratégico. Compõem as instalações de propriedade da CEEE e sob a sua responsabilidade 66 subestações (sendo 54 próprias), que totalizam uma potência superior a 9 mil  MVA (megavolt-ampère). Em Linhas de Transmissão, a CEEE possui mais de seis mil quilômetros de extensão.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres