Notícias

CEEE Distribuição faz melhorias no sistema energético da região de São Jerônimo

Investimentos visam atender ao crescimento do mercado

Por admin / Publicado: 20/01/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) finalizou, nos últimos dias, melhorias importantes no sistema de energia elétrica de São Jerônimo, incluindo a reforma da subestação que era, no passado, ligada à Usina de São Jerônimo, unidade recentemente desativa. Com o trabalho, os técnicos da empresa substituíram o transformador de 5 MVA por um de 12,5 MVA (Megavolts-Ampères), incrementando a capacidade de atendimento dessa unidade aos clientes da empresa, em São Jerônimo e parte dos municípios de Charqueadas e Arroio dos Ratos, especialmente no verão, quando a demanda energética é maior. Em paralelo a isso, e para agilizar a recomposição do fornecimento em situações especiais, foi implantado também no local um sistema de monitoramento e telecomando, permitindo a operação remota da subestação pelo Centro de Operação da Companhia.

Conforme avaliação dos técnicos da empresa, o trabalho de manutenção realizado no segundo semestre de 2013 era necessário, porque o transformador era antigo e não comportaria a carga prevista a partir deste verão. Assim, foi providenciado, durante o segundo semestre de 2013, uma adequação nessa subestação com a troca do transformador por outro de maior potência e adequações para tornar a subestação independente das instalações da usina, em função do seu fechamento.

Além dessa melhoria, neste mês de janeiro, iniciaram as obras de construção da nova Subestação São Jerônimo, que receberá um transformador de 12,5 MVA, que rebaixa a energia de 69 kV para 13,8 kV e, a partir dessa unidade, por meio de quatro alimentadores (redes de média tensão), faz a distribuição da energia aos clientes urbanos e rurais da região. O investimento nesse empreendimento é de R$ 8,6 milhões e, segundo contrato, tem previsão de 15 meses para conclusão.

 

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres