Notícias

CEEE Distribuição realiza Audiência Pública para receber propostas de projetos na área de conservação de energia

Evento ocorreu na sede da empresa, em Porto Alegre, e reuniu cerca de 50 pessoas de empresas e instituições gaúchas.

Por admin / Publicado: 13/04/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

A CEEE Distribuição realizou hoje (14/4) na sede da Empresa, em Porto Alegre, uma Audiência Pública para tratar do Programa de Eficiência Energética(PEE) da Companhia - ciclo 2009, a ser executado ainda este ano, com previsão de investimentos na ordem de R$ 14 milhões.  O encontro teve o objetivo propiciar aos consumidores o encaminhamento de projetos e pleitos sobre o assunto, oportunizando, também, aos técnicos da empresa receber sugestões específicas para a implantação de novos projetos na área.

 

Na reunião, que contou com representantes dos órgãos públicos do Estado, das prefeituras da área de atuação da Empresa - 72 municípios das regiões Sul-Sudeste do Estado, foram apresentados os resultados dos trabalhos de eficiência energética dos últimos 10 anos, com um relato especial das obras realizadas no no ciclo passado. O Programa de Eficiência Energética foi iniciado na CEEE Distribuição em 1999 e, até agora, já foram  investidos R$ 36 milhões em ações de economia de energia que vão desde a eficientização nos sistemas de iluminação de escolas, prédios, secretarias municipais e estaduais, universidades, hospitais, até a substituições de motores-bombas em empresas de saneamento, troca de chuveiros elétricos por aquecimento solar, distribuição de lâmpadas para populações de baixo poder aquisitivo e apresentação de quatro temporadas de peças teatrais itinerantes para ensinar a correta utilização da energia.

 

Segundo o diretor de Distribuição do Grupo CEEE, Rogério Sele, com os projetos implantados pela Distribuidora houve uma economia de energia de 91.521 MWh/ano, valor equivalente ao consumo dos clientes residenciais de Alvorada durante um ano. Ele citou, por exemplo, o Programa Casa Iluminada, que já fez a troca de 398.840 lâmpadas incandescente por fluorescentes compactas Com estas medidas a Companhia, além de cumprir uma obrigação legal que é a utilização de 0,5% da receita líquida em medidas de conservação de energia, tem o propósito de educar os seus clientes no uso da energia elétrica de uma forma sustentável.

 

Para o secretário-substituto de Infraestrutura e Logística, Edmundo Fernandes da Silva, a eficiência é algo novo e ainda não impregnado na consciência de todos, quando se refere à questão energética. “Somos muito perdulários, não sabemos utilizar nossos bens naturais que se transformam em energia de forma certa”, exemplifica. Edmundo Fernandes da Silva informou que a Secretaria de Infraestrutura está formando um programa de Energia para todo o Estado e uma das primeiras ações será dirigida às barragens. ”O Estado precisa ter um estudo relativo ao uso múltiplo da água”, salientou. Edmundo destacou, também, que a Seinfra reforça que este é um momento importante no sentido da CEEE Distribuição buscar junto aos seus clientes maneiras diferentes para usar a energia com eficiência.

 

A Empresa possui 1,4 milhão de consumidores em 72 cidades gaúchas, nas regiões da Campanha, Centro Sul, Litoral Norte e Sul, capital e região Metropolitana de Porto Alegre.