Notícias

CEEE e prefeitura de Santa Maria do Herval discutem ações ambientais

Usina está desde dezembro sem operar devido ao acúmulo de lixo no Rio Cadeia

Por admin / Publicado: 28/04/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

 

CEEE e prefeitura de Santa Maria do Herval discutem ações ambientais

 

Representantes da área de meio ambiente da CEEE-Geração e Transmissão estarão reunidos, amanhã (29), às 14 horas, com Secretários de Santa Maria do Herval, na prefeitura de. O objetivo do encontro é discutir ações estratégicas de educação ambiental no município.

Desde dezembro, a Usina Hidrelétrica Herval está sem operar, pois o acúmulo de lixo no Rio Cadeia provocou uma pane na turbina. De acordo com Marcelo Matte, chefe do Sistema Salto da CEEE, em 70 anos de funcionamento, a usina só havia parado para manutenção: “Essa foi a primeira vez que deixou de operar devido ao acúmulo de resíduos no reservatório”. Segundo Maria Aparecida Loss dos Santos, chefe da Divisão de Meio Ambiente, a Companhia vai propor ao município que desenvolva um programa de proteção ao meio ambiente para melhorar a qualidade da água.

Além do prejuízo ambiental, a comunidade de Santa Maria do Herval também perde o retorno de ICMS da energia gerada, em conseqüência da usina estar sem operação. A Companhia calcula que tenha deixado de arrecadar aproximadamente R$ 80 mil desde dezembro. As secretarias de Educação, Turismo e Agricultura e órgãos ambientais da cidade deverão mapear as comunidades estratégicas para que seja realizado um trabalho de sensibilização para conservar o Rio Cadeia.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres