Notícias

CEEE entrega Balanço Energético 2009

Diretor-geral adjunto da Secretaria Estadual da Educação recebeu documento do presidente Sérgio Camps de Morais

Por admin / Publicado: 19/01/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

            O Grupo CEEE lançou, nesta terça-feira, 19, o Balanço Energético do Rio Grande do Sul (BERS). Pela segunda edição consecutiva, a Companhia é a responsável pela elaboração e publicação do anuário, que contabiliza dados da oferta, variação e forma como está ocorrendo o consumo de energia no Estado. Segundo o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, trata-se de um momento importante, em que a energia tem se tornado questão fundamental à vida humana. “É um trabalho de fôlego e extrema importância para a sociedade ter condições de acompanhar as variáveis que envolvem o setor. Além disso, é um instrumento de planejamento do setor público e privado quanto às fontes de energia, o que o torna ainda mais importante”, afirmou.

            A apresentação técnica foi feita pelo diretor de Planejamento e Projetos Especiais, Sérgio Ladniuk, que mostrou os aspectos sociais, geopolíticos e econômicos apresentados a partir do documento. “A equipe conseguiu transformar um assunto técnico e árduo em material didático, que pode ser fonte de consulta de dados inclusive em escolas”, explicou. Ele mostrou a estrutura do Balanço Energético, os principais dados e algumas interpretações possíveis, além dos panoramas mundial e interno do setor, conforme metodologia internacional utilizada também pelo Balanço Energético Nacional – o que permitirá análises comparativas.

            Mais do que interpretações e paralelos a serem traçados entre as informações dos mais diversos locais, o Balanço se torna também um documento histórico, conforme destacou o diretor-geral adjunto da Secretaria da Educação, Francisco Xavier, que representou o secretário Ervino Deon. “O material é de tal forma didático que permitirá aos nossos alunos e às gerações futuras entender melhor a estrutura deste bem tão essencial à vida das pessoas”, avaliou.

            Os dados apresentados são de 2008 e o material será distribuído em instituições de ensino, órgãos públicos, empresas de energia, entidades setoriais, entre outros. A diretoria de Planejamento e Projetos Especiais do Grupo CEEE foi a responsável pela coordenação do trabalho, com a colaboração e apoio da Secretaria de Infra-estrutura e Logística (Seinfra) e Governo do Estado. A nova edição do Balanço Energético do Rio Grande do Sul foi entregue por Sérgio Camps de Morais ao secretário adjunto da Educação.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres