Notícias

CEEE faz projeto piloto antifurto de energia

Sistema é aplicado em rede multiplexada e será testado na Vila Sertão Santana II, em Porto Alegre

Por admin / Publicado: 09/11/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A CEEE Distribuição conclui esta semana a ligação dos 137 clientes da CEEE na Vila Sertão Santana II, em Porto Alegre. Eles fazem parte de projeto piloto antifurto de energia elétrica. Trata-se de uma forma de dificultar o acesso à rede, uma vez que a maioria dos chamados “gatos” é feita perto do poste, onde fica mais fácil a colocação da escada para cometer a irregularidade.

Para a realização do projeto, a CEEE instalou conectores especiais (lugares de onde a energia é “enviada” para as unidades consumidoras) a uma distância de 1,5 metro do poste. Nesse intervalo, há a aplicação de uma camada de fita (do estilo isolante), chamada de autofusão, uma camada de outra fita de aço-inox metálica e por último mais uma camada da autofusão em rede multiplexada de energia de baixa tensão. Esse trabalho blinda a rede e resulta num dificultador do acesso ao interior dos cabos, que é de onde a energia é furtada. Após esse espaço são instalados os conectores com os ramais de ligação para as casas.

A rede e os postes também estão mais altos e mais próximos à média tensão. O projeto está sendo feito com base em experiências de outras concessionárias. A Energisa, de Aracaju, por exemplo, implantou o sistema de blindagem e conseguiu reduzir entre 32% e 58% o índice de furto de energia nos locais com essa tenologia. Na CEEE a instalação das casas na rede começou no fim de outubro e a estimativa é de que até sábado esteja concluída.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres