Notícias

CEEE-GT e UFSM pesquisam software que identifique defeitos na rede de transmissão

Tecnologia poderá detectar a causa de grandes desligamentos nos sistemas elétricos de potência

Por admin / Publicado: 27/04/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assinaram, dia 26, o contrato para a execução de um projeto que prevê a criação de um software capaz de identificar defeitos na rede de transmissão, detectando a causa de grandes desligamentos nos sistemas elétricos de potência. A parceria com o Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência da UFSM para o desenvolvimento desta ferramenta possibilitará, ainda, o diagnóstico de blecautes, a redução no tempo de restabelecimento da energia e a compilação, em meio digital, da experiência adquirida por operadores, podendo mostrar-se útil no treinamento de novos funcionários da Empresa, incumbidos de diagnosticar faltas em tempo real.

 

Com um investimento da ordem de R$ 420 mil, o projeto consta no programa de 2009 da área de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Grupo CEEE (P&D;) e será desenvolvido ao longo de 24 meses. O contrato foi assinado pelo diretor de Planejamento e Projetos Especiais da Companhia, Luiz Antonio Tirello, e pelo reitor da UFSM, Felipe Martins Müller. O coordenador do projeto, Ghendy Cardoso Jr., destacou os principais benefícios do convênio, que é gerenciado, na CEEE, pelo engenheiro Sérgio Roberto Reggio.

 

“Trará um grande retorno à área acadêmica, pois trará capacitação de pessoal, investimento em recursos materiais e a possibilidade do patenteamento do software. Estarão envolvidos quatro alunos de graduação, quatro de mestrado e três professores da Universidade. A CEEE terá a oportunidade de melhorar a qualidade do serviço prestado, reduzir o tempo de restabelecimento do sistema e de prestar apoio à tomada de decisão em tempo real”, enumerou Cardoso.

 

Através de técnicas de inteligência computacional, a metodologia tem o propósito de reduzir a sobrecarga do operador, por excesso de alarmes e informações, agilizar o processo de restauração do sistema elétrico e de criar um ambiente educacional piloto, promovendo o treinamento dos profissionais e despachantes dos centros de operação, com enfoque na análise de eventos e na restauração do sistema elétrico.

 

À esquerda, o diretor de Planejamento e Projetos Especiais do Grupo CEEE, Luiz Antonio Tirello, ao assinar o contrato com o reitor da UFSM, Felipe Martins Müller.

 

Fonte: Carla Damasceno Ferreira (texto) e Guga Marques (foto).

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres