Notícias

CEEE-GT evita construção de moradias perto da Subestação Scharlau

Ocupação é proibida e colocaria em risco a vida das pessoas na área de servidão da Empresa, em São Leopoldo

Por admin / Publicado: 12/06/2015 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Uma ação em conjunto da Brigada Militar, Prefeitura e Promotoria de São Leopoldo com a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) impediu, nesta sexta-feira, 12,  a ocupação de uma área pertencente à Empresa, ao lado da subestação Scharlau (Av. Salgado Filho, 4560), em São Leopoldo. A subestação, em operação desde o início da década de 70, é responsável por receber, adequar a tensão e transportar energia, através das linhas de transmissão, para outras subestações no Estado do Rio Grande do Sul e é uma das mais importantes da CEEE-GT.

No início de junho, verificou-se que algumas famílias iniciaram um processo de intrusamento, que é a ocupação das chamadas faixas de servidão ou áreas de segurança nas proximidades de linhas de transmissão, em terras de propriedade da Companhia. Em contato com o Ministério Público e com a Brigada Militar, a Empresa providenciou a desocupação do local, que já estava até sendo demarcado e impediu a instalação das pessoas no terreno. Um grupo de aproximadamente  50 famílias estava organizando suas moradias no local, apesar de todo o risco que este tipo de proximidade representa para as pessoas e para o sistema elétrico.

Segundo os técnicos da CEEE-GT, coordenadores da operação desta sexta-feira, Antônio Robson Oliveira da Rosa e Michela Dutra Gonçalves, a participação de órgão públicos como Brigada Militar, Promotorias e Prefeituras Municipais é muito importante para a Companhia, que, através da fiscalização, obtém resultado rápido na elaboração de uma ação com o apoio destas entidades, prevenindo os riscos existentes com a instalação da população nas áreas. O trabalho é feito, também, com base no diálogo e no fornecimento de informação sobre perigos a que a comunidade está sujeita.

A segurança dos empregados e da população é um dos valores do Grupo CEEE. Preocupada com o tema, a área de Transmissão da Companhia desenvolve, desde 2008, o projeto “Deixe essa energia passar – A CEEE só leva coisas boas para você”, com o objetivo de conscientizar  e esclarecer os diversos públicos sobre os perigos de se utilizar esses espaços. São feitas ações como palestras em escolas, instituições e áreas próximas aos trajetos das linhas de transmissão para orientar o maior número possível de pessoas sobre o assunto. No último ano, mais de três mil alunos de escolas de regiões nessas condições assistiram a palestras e tiveram esclarecimentos sobre os perigos existentes em áreas localizadas  próximas às linhas de transmissão e às subestações . Além disso, a CEEE-GT faz palestras em comunidades, empresas de construção civil e aeroclubes, esclarecendo a respeito desses riscos.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres