Notícias

CEEE inaugura posto solar de abastecimento

Grupo CEEE inaugura Posto Solar, o primeiro no Estado feito com tecnologia nacional

Por admin / Publicado: 24/08/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Nesta terça-feira, 26, o Grupo CEEE inaugura, às 10h, o Posto Solar de Abastecimento direcionado a veículos elétricos, o primeiro no Estado construído com tecnologia nacional. Edificado nas dependências do Centro Administrativo Engenheiro Noé de Mello Freitas da Empresa, sede do Grupo CEEE, a fonte pode abastecer qualquer veículo movido a energia, além de estar interligado à rede de distribuição de energia da Companhia.

O posto, que faz parte de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, em parceria com o Grupo Schneider, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a Intral, tem o objetivo em demonstrar a utilização da tecnologia fotovoltáica desenvolvida. Trata-se da produção de “painéis fotovoltáicos”, com tecnologia nacional. Conforme a área que gerencia projetos dessa natureza na Companhia, essa ação comprova o interesse do Grupo CEEE em investir em fontes renováveis de energia e eficiência energética, além de projetos sustentáveis.

A construção do Posto contribui também para o estudo das fontes de energia conectadas à rede de distribuição, microgeração distribuída, que atende uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a legislação que exige das distribuidoras de energia elétrica, a disponibilização de postos de recarga de veículos elétricos em vias públicas e em ambientes residenciais e comerciais.

Com a tecnologia aplicada na estação, será possível avaliar o desemplenho dos painéis fotovoltáicos oriundos de outros projetos de P&D; do Grupo CEEE. O valor total a ser investido no projeto é de R$ 329.225,00