Notícias

CEEE instala subestação móvel em Tapes

O equipamento será utilizado para realizar as melhorias com continuidade no fornecimento aos clientes da região

Por admin / Publicado: 27/10/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A CEEE Distribuição colocou em funcionamento na sexta-feira, 24, uma unidade móvel interligada à atual Subestação Vasconcelos, localizada próximo a BR 116 junto ao trevo da entrada para os municípios de Tapes e Sentinela do Sul. O equipamento, adquirido pela CEEE neste ano, foi instalado para possibilitar as melhorias programadas na subestação sem interromper o fornecimento de energia elétrica.

A subestação de Vasconcelos fornece eletricidade para 17,5 mil clientes dos municípios de Tapes e, predominantemente rurais, de de Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo, São Jerônimo e Camaquã. As melhorias foram planejadas para atender a demanda do mercado, em especial o projetado para o verão 2014/2015, já que está em programação a construção de uma nova subestação em 2016. Os investimentos para ampliação e reformas necessárias são de R$ 380 mil.

Os trabalhos de ampliação serão compostos pela troca por transformadores mais potentes, adequação do sistema de proteção e telecomando, instação de novos disjuntores, além da reforma do terreno com a adequação da malha de terra para receber os novos transformadores de corrente e de potência.

Atualmente, a Subestação Vasconcelos tem capacidade de 18,75 MVA (megavolt-Ampère) e, após serviços concluídos, ela ficará com 25MVA, aumentado cerca de 35% de sua atual capacidade. 

A subestação móvel, na qual os atuais equipamentos foram conectados, foi comprada pela CEEE Distribuição para ser utilizada em situações que envolvam manutenção de outras unidades ou em caso de contingências. Ela é montada integralmente sobre uma carreta especial, com eixos direcionáveis, e possui transformador de 30 MVA, módulos de proteção e manobra, sistema de proteção, automação e telecomunicação.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres