Notícias

CEEE intensifica ações no litoral

A Companhia programou diversos trabalhos de manutenção e operação para o feriado.

Por admin / Publicado: 10/10/2006 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) está preparada para garantir que as pessoas que irão prolongar o feriado dessa quinta-feira (12), até o final de semana, no litoral gaúcho, possam desfrutar plenamente do conforto e tranqüilidade que a energia elétrica proporciona. Para tanto, a Companhia mobilizou, para esse feriadão, diversas equipes técnicas e disponibilizou o material necessário para reposição das redes e ramais de ligação furtados, sistematicamente, na região litorânea. Conforme levantamento preliminar, realizado por técnicos da Divisão Regional Litoral Norte, de Osório, serão utilizadas cerca de 15 toneladas de cabos e ramais para reposição, no atendimento imediato das demandas, além dos demais serviços rotineiros e/ou em caráter de emergência, e em novas ligações.

"O furto continuado de redes e ramais é um grave problema enfrentado pela Companhia", observa o presidente Edison Zart, "apesar do trabalho regular executado por equipes da CEEE, ao longo do ano na reposição de cabos, fios e ramais de ligação. São toneladas de fios e cabos de cobre, material que é mais resistente à corrosão provocada pela maresia, e que tem cotação de preço elevado no mercado, o que atrai o interesse dos ladrões. Para se ter uma idéia da gravidade da situação, a Empresa registrou, somente em 2006, em todo o Litoral Norte, o furto de mais de 300 quilômetros de cabos e ramais de serviço, num prejuízo estimado de R$ 1 milhão, somente em materiais".

Reforço no atendimento

A CEEE também reforçou o atendimento nas regiões de Quintão à Imbé, disponibilizando mais cinco equipes leves (camionetes) e três pesadas (caminhões), totalizando 25 eletricistas. As medidas terão o apoio da Divisão de Operação, de Porto Alegre, com a cedência de duas equipes leves, para a agência de Balneário Pinhal, nesse período.

Até o final de outubro, está prevista, também, a substituição de seis circuitos completos em Costa do Sol - Pinhal, por rede e ramal multiplexado de alumínio, com neutro isolado, para desestimular os furtos. O presidente Zart destaca a ação da Divisão de Engenharia da Empresa, que está padronizando os ramais de ligação bi-metálico e providenciando a aquisição de 100 mil metros desse material. Segundo ele, "este tipo de material não tem valor comercial e irá reduzir os prejuízos provocados à Empresa e aos nossos clientes, pela constante ação dos criminosos". O presidente também ressalta a importância do trabalho da Delegacia de Repressão Contra o Patrimônio e os Serviços Delegados (DRCP), criada especialmente para reprimir este tipo de crime. As denúncias de furtos de redes e ramais podem ser feitas através do telefone (51) 3395.5203.

Edison Zart informa, ainda, que a CEEE está atenta aos investimentos que a região litorânea necessita. "Estimamos para o próximo verão uma demanda máxima de 4.662 megawatts (MW), mas a construção da subestação Nova Santa Rita, realizada em parceria com a Eletrosul e inaugurada em junho deste ano, aumentou a capacidade de atendimento de carga do Estado para 5.100 MW, o que significa que teremos mais segurança e qualidade no abastecimento de energia", conclui.