Notícias

CEEE intensifica manutenção das redes no litoral norte

Lavagem e vistoria técnica das redes integram as ações programadas pela empresa para o período de verão

Por admin / Publicado: 22/11/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A CEEE do Litoral Norte intensificou, a partir desta semana, o trabalho de manutenção das redes elétricas nos 23 municípios que são atendidos pela regional da Companhia, com sede em Osório. A informação é do presidente do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias, acrescentando que o investimento anual exclusivamente em manutenção nessa região, envolvendo material e mão de obra, totaliza R$ 8,3 milhões.

O objetivo, segundo ele, é reforçar a segurança do sistema, melhorando a qualidade do fornecimento de energia aos 265 mil clientes diretos, especialmente durante os meses de verão, quando o consumo é historicamente maior, em função das altas temperaturas registradas no período e do aumento do número de veranistas nos municípios litorâneos. Conforme estimativas dos órgãos oficiais da administração, a população do Litoral Norte no verão mais do que triplica, passando de 345 mil para aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.

Um dos serviços que integram esse planejamento é a lavagem de redes, feito por duas equipes da CEEE, com caminhões-pipa, adequadamente preparados para essa atividade. A priorização do trabalho envolve os equipamentos instalados nas ruas que ficam próximas da beira-mar e que, de forma geral, abrigam os componentes mais expostos aos efeitos da maresia, característica que pode provocar oxidação em isoladores e outros equipamentos, gerando como consequência, desarmes do sistema de energia.

O período de lavagem das redes ocorre a cada seis dias, de forma contínua, entre novembro e março. No Litoral Norte, a maior incidência de maresia é detectada nos balneários ligados aos municípios de Pinhal, Cidreira, Tramandaí e Imbé. As equipes que realizam essa atividade são capacitadas para fazer limpeza de chaves fusíveis, pára-raios e buchas de transformadores de alta tensão.

Revisão técnica

Sérgio Dias informa também que, em paralelo aos investimentos já feitos este ano na expansão do sistema do litoral, no valor de R$ 3,7 milhões, outro trabalho que é priorizado é a revisão técnica dos alimentadores de energia por meio de uma avaliação que utiliza o aparelho de termovisor. Esse equipamento detecta "pontos quentes", sintoma que pode gerar interrupções no fornecimento de energia.

A ação preventiva é realizada, prioritariamente, em 40 alimentadores do litoral instalados mais próximos da orla, que totalizam 396 quilômetros de redes. Nos 23 municípios, a CEEE possui 72 alimentadores. A partir desse levantamento, os relatórios com os resultados verificados em campo são analisados e, conforme a necessidade, a área de manutenção programa os reparos técnicos adequados.

Novas ligações
O presidente do Grupo CEEE reforça também a importância de priorizar a manutenção das redes para garantir um bom atendimento a todos os clientes, em função do aumento do mercado que é verificado nos municípios do litoral anualmente. Conforme estatísticas da Divisão de Gestão Comercial da CEEE Distribuição, o acréscimo de clientes na regional do Litoral Norte tem aumentado, a cada ano, em cerca de oito mil novas ligações. Essa evolução pode ser explicada pela expansão imobiliária verificada nas maiores praias do litoral gaúcho, nos últimos anos, especialmente em Capão da Canoa e Tramandaí. No verão passado, 120 novos prédios foram construídos na área da Regional da CEEE de Osório e, este ano, outros 90 estão em fase de conclusão.

O fornecimento de energia aos clientes da CEEE no Litoral Norte é feito por meio de 12 subestações, de onde partem os alimentadores (redes de energia que partem das subestações para abastecer uma determinada região e grupo de clientes). No total, são quase nove mil quilômetros de rede, dez mil transformadores e 142 mil postes. O atendimento comercial é feito em 12 agências comerciais, 10 postos de atendimento ao cliente e três bases técnicas, além da central de telatendimento 0800.721.2333, que funciona 24 horas.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres