Notícias

CEEE lança edital para implantar programa de eficiência energética

Ação é direcionada a comunidades de cinco bairros da capital.

Por admin / Publicado: 11/03/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O Grupo CEEE abre licitação, dia 31 de março próximo, à 9 horas, para contratação de serviços destinados ao atendimento das comunidades de baixo poder aquisitivo localizadas em cinco bairros da capital gaúcha. Esse trabalho integra o Programa de Eficiência Energética da CEEE Distribuição, através do edital de número 2010020083, modalidade concorrência, e pode ser consultado no site da www.ceee.com.br, ou diretamente na Comissão Permanente de Licitações, pelo telefone (51) 3382-4846 ou e-mail: comperlic@ceee.com.br. A abertura das propostas ocorre na sala da Comissão Permanente de Licitações, no Centro Administrativo da CEEE (Avenida Joaquim Porto Villanova, n.º 201 - prédio A, sala 428, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre).

 

Essa ação, que prevê a utilização de recursos no valor de R$ 8,4 milhões, atende à Lei 9.991/2000 e à Resolução número 300 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), na área de concessão da CEEE-D e irá beneficiar  dez mil unidades instaladas em Porto Alegre. A região é compreendida pelas avenida Cristiano Fischer, Protásio Alves e Antônio de Carvalho, incluindo as comunidades das Vilas Fátima, Divinéia, Bom Jesus, Pinto e Mato Sampaio. A execução do projeto se desenvolverá durante 15 meses na modalidade “turn key” (contratação de serviços e materiais).

 

Conforme projeto básico, após análise das informações do diagnóstico energético das instalações na região definida, haverá ações de eficiência energética variadas, que incluem regularização das entradas de energia e substituição de lâmpadas, chuveiros e geladeiras por produtos eficientes e de baixo consumo de energia elétrica, aprovados com selo Procel/Inmetro.

 

Pelo edital, após a realização desse diagnóstico, serão selecionadas três mil unidades residenciais, cujas entradas de energia precisam ser totalmente readequadas e outras mil que necessitam de adequações parciais.

 

Além disso, num universo de dez mil residências, serão substituídas 30 mil lâmpadas incandescentes de 60 watts por fluorescentes de 15 watts e outras 12 mil, de 15 watts e 127 Volts, para escolas, creches e centros comunitários. No caso residencial, cada casa receberá três lâmpadas econômicas, em troca da entrega do mesmo número do tipo incandescente e que serão encaminhadas para um processo de descarte.

 

Fazem parte, ainda, do projeto, a instalação de 1,6 mil equipamentos chamados recuperador de calor junto aos chuveiros das residência, mais duas mil geladeiras de baixo consumo, também com etiqueta Procel/Inmetro e um conjunto de atividades informativas e educacionais às comunidades, como visitas para esclarecimentos sobre a conta de luz, palestras e peças teatrais.

 

A CEEE Distribuição mantém programas de eficientização energética em toda sua área de concessão, que abrange 72 municípios. Desde 2001, a Companhia já investiu aproximadamente R$ 36 milhões em programas de eficientização em hospitais, escolas, prédios públicos e residências, que representaram uma redução de energia de 91.521 MWh/ano e uma diminuição de demanda de 50.911 kW. Esses dados equivalem ao consumo de um ano de todas as residências da cidade de Alvorada, que tem 214 mil habitantes.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres