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CEEE lança serviço de comunicação de falta de luz por torpedo

Campanha de divulgação teve início hoje (24) nos veículos de comunicação

Por admin / Publicado: 24/10/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

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A partir de hoje (24) está disponível oficialmente aos clientes da CEEE Distribuição o novo serviço de comunicação de interrupções de fornecimento de energia elétrica: o envio por torpedo do celular. O sistema estava funcionando, desde agosto, em fase experimental e possibilita que os clientes enviem uma mensagem com a palavra LUZ e o número da instalação, que consta na parte superior direita da conta de luz, para o número 27307.  O serviço não terá custo para quem manda a mensagem. Após o envio, o cliente receberá um torpedo com o protocolo para confirmar que a reclamação foi registrada.

 

Saiba mais sobre o torpedo CEEE:

 

Desde quando o serviço está disponível?

O serviço está implantado desde o dia 26/07/2011, e já havia sido divulgado aos clientes através do twitter da CEEE, passando agora a ser divulgado massivamente pelos mais variados meios de comunicação.

 

Como deve ser utilizado o serviço?

No caso de falta de luz o cliente deve enviar um Torpedo para o número 27307 e na mensagem deve ser informada a palavra LUZ e todos os números da instalação.

 

O cliente paga algum valor por este serviço?

Não, todas as mensagens trocadas entre o cliente e a CEEE-D através no número 27307 são pagas pelas CEEE-D.

 

Cliente que não tem crédito no celular pré-pago pode enviar?

Sim. Como o serviço é cobrado da CEEE-D mesmo que o cliente não tenha crédito a mensagem será encaminhada.

 

Quais operadoras estão disponíveis para este serviço?

O serviço está previsto para as cinco maiores operadoras de telefonia celular que atuam no estado: Claro, Nextel, Oi, Tim, Vivo.

 

Por que foi criado este serviço?

Para propiciar mais um canal de comunicação com o cliente utilizando as atuais ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado. Outra razão é possibilitar o recebimento das demandas referentes a falta de energia dos clientes nas situações de contingência onde a central de teleatendimento eventualmente fica congestionada em virtude da quantidade de clientes sem energia.

 

O serviço de Torpedo pode ser ampliado?

Sim, a interação do cliente com a CEEE-D pode ser estendida para outros serviços e sempre funcionará com a utilização de uma palavra chave que definirá o serviço solicitado.

 

Quais serviços podem ser incluídos?

Os próximos serviços que devem ser disponibilizados são: solicitação de religação de urgência e o fornecimento da numeração do código de barras para pagamento. Serviços como alteração do vencimento, aviso de desligamento programado e reaviso de débito também podem ser disponibilizados.

 

Tem algum limite de Torpedos simultâneos?

Conforme os testes realizados o sistema é capaz de receber, tratar e responder cerca de 500 Torpedos por minuto sem perda perceptível na qualidade do serviço. Caso este número seja ultrapassado os Torpedos não são perdidos apenas demoram um pouco mais de tempo entre o envio do cliente e o recebimento da resposta.

 

Se houver uma falta de luz na instalação do cliente, este será avisado pelo Torpedo?

Neste momento o sistema apenas recebe as informações de falta de luz do cliente e responde com o protocolo. Está sendo avaliada a possibilidade do sistema enviar automaticamente o Torpedo para o cliente informando da falta de luz, mas dependerá também de uma atualização do telefone celular do cliente que está vinculado a unidade consumidora.

 

Como o cliente fica sabendo que o sistema funcionou?

O recebimento da mensagem de retorno com o número do protocolo garante que a solicitação foi ingressada no sistema.

 

O cliente pode escrever uma frase junto com a mensagem?

Para que não ocorram falhas no processo o ideal é que não sejam incluídas outras informações além da palavra chave LUZ e o número da instalação. Cada operadora de telefonia celular possui um comportamento distinto para tratar principalmente caracteres especiais (acentos, ç, etc.) e isto pode ocasionar o não envio da mensagem.

 

Importante: Para os casos de risco (rede caída, poste caído, fogo na rede) devem ser utilizados os outros canais de comunicação da CEEE-D, ou seja, a central de teleatendimento 0800 721 2333 ou as agências e postos de atendimentos ao cliente.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social do Grupo CEEE

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