Notícias

CEEE realiza rodeiro de Eletricistas na Capital

Treinamento em arena especial tem foco na segurança do trabalho

Por admin / Publicado: 09/09/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A CEEE Distribuição realiza, neste sábado (10), a etapa Metropolitana do 3º Rodeio de Eletricistas. O evento acontece a partir das 8h30, na Arena do Rodeio localizada na sede da Companhia (Av. Joaquim Porto Villanova, 201).

Este rodeio diferenciado, trazido para o Brasil pela Cemig, empresa de distribuição de energia elétrica mineira, chegou à CEEE em 2006. A proposta é levar para a arena eletricistas com seus equipamentos de segurança, ao invés de peões, cavalos e touros. Nesta etapa, 40 técnicos competem com a missão de escalar postes, utilizando todos os equipamentos de proteção individual e coletiva – materiais empregados nos trabalhos desenvolvidos junto às redes de energia elétrica.

Além dos competidores, cada turma tem um padrinho e todos são observados – e avaliados – por juízes na execução das seis tarefas, que variam entre 5 e 15 minutos cada uma. O treinamento é composto por atividades que exigem dos eletricistas habilidade, segurança e agilidade na execução dos trabalhos realizados no dia-a-dia.

O regulamento prevê, ainda, duas tarefas – uma preliminar e outra de conclusão –, sendo que as atividades desenvolvidas demonstram a preparação para o início e o final dos serviços. Nas provas, os eletricistas deverão colocar seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) com os olhos vendados em curto espaço de tempo, observando rigorosamente as normas de segurança.

Segundo o diretor de Distribuição da Companhia, Rubem Cima, o Rodeio foi criado com foco principal na segurança. Mas, além disso, tem outros dois objetivos importantes: a padronização e melhoria de procedimentos para uma atuação mais rápida e segura no restabelecimento da energia e a integração e motivação dos trabalhadores. As seis equipes que se classificarem vão fazer parte da etapa final, que será realizada em Porto Alegre, nos dias 21 e 22 de outubro.  As outras duas etapas classificatórias à final são a realizada em Tramandaí, em junho, e em Pelotas, que acontecerá no final de setembro. O Rodeio integra as ações da Política de Segurança do Grupo CEEE.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres