Notícias

CEEE recebe novo caminhão para manutenção de redes energizadas

Treinamento das equipes que farão uso do equipamento ocorreu nesta semana, na sede da empresa em Porto Alegre.

Por admin / Publicado: 15/10/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A CEEE recebeu nesta semana um novo caminhão para manutenção da infraestrutura elétrica, com cesto aéreo isolado para 230 kV (quilovolts). Na tarde de ontem (15), os técnicos da área operacional da empresa, que farão uso do equipamento no dia-a-dia em atividades ao potencial (com a “linha viva”), participaram de um treinamento sobre o uso dos comandos e acessórios que estão acoplados ao veículo.

Nas orientações, houve detalhamento e demonstrações sobre o acionamento do conjunto da cesta aérea isolada, que pode alcançar até 29 metros de altura. O novo equipamento permite a execução de diversos trabalhos, em especial aqueles realizados no topo das estruturas de concreto, que sustentam às linhas de transmissão de energia.

Segundo avaliação participantes da atividade, os testes foram importantes para confirmar o desempenho do novo equipamento, que, em caso de interrupções, irá auxiliar na redução dos tempos de recomposição do sistema de transmissão de energia da Companhia. Todo o treinamento foi acompanhado pela equipe de segurança do trabalho da empresa.

Conforme informações dos técnicos da Divisão de Manuteção da CEEE, este veículo é o primeiro montado no Brasil com essas características, de altura e isolação, e está adequado à Norma Regulamentadora nº 12 do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE). Os aspectos de isolação e segurança foram testados, nos dias 02 e 03 de outubro, através de ensaios elétricos de tensão aplicada de até 400 kV (quilovolts), no laboratório da Universidade de São Paulo. Nessa fase, houve, também, ensaios de carga do conjunto, com o objetivo de avaliar a robustez de todos os componentes.

O caminhão da “linha viva” integra o projeto de renovação da frota da Companhia, que recebeu investimentos de R$ 8,2 milhões. No total, além deste modelo, a empresa adquiriu outros 36 caminhões que foram disponibilizados aos 72 municípios da área de concessão da CEEE, nas regiões da Campanha, Litoral Sul, Litoral Norte, Metropolitana, Centro Sul e Sul, e outros três à área de transmissão, segmento responsável pela infraestrutura energética do sistema em todo Estado.