Notícias

CEEE recebe transformadores ecológicos para rede subterrânea

Equipamentos têm como meio isolante o óleo vegetal, com menos impacto no meio ambiente e de mais fácil manutenção

Por admin / Publicado: 31/08/2011 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A área de redes subterrâneas da CEEE Distribuição acaba de receber os primeiros dez transformadores ecológicos da Companhia. O equipamento, que será utilizado em subestações de propriedade da Empresa no Centro Histórico de Porto Alegre, tem meio isolante com óleo vegetal (menos poluente e mais moderno). O investimento, de R$ 880 mil, faz parte do programa de manutenção preventiva a ser executado até 2014, que tem o objetivo de realizar a troca e a repotencialização dos transformadores – atualmente com 1 MVA, enquanto os novos têm 1,25 MVA.

A tecnologia implantada pela CEEE teve execução feita em parceria com a empresa contratada para fornecer o produto. O resultado para o consumidor é que esses novos equipamentos terão condições de fornecer mais energia para suprir as necessidades de aumento de carga identificada no mercado daquela região. O transformador ecológico é verde (permitindo que sejam identificados com maior facilidade os que já foram substituídos) e pesa 4,1 toneladas.

Segundo o engenheiro do Departamento de Redes Subterrâneas da CEEE, Renê Reinaldo Emmel Júnior, a intenção é substituir todos os transformadores antigos por modelo com esta tecnologia. “Este modelo é mais compacto, dentro das normas técnicas específicas, e facilitará também os serviços de manutenção pela praticidade e maior leveza que apresenta”, explicou. O passo seguinte é a contratação dos caminhões que farão o transporte e a condução dos equipamentos até as subestações para efetuar a troca.

Está prevista a chegada de outros cinco transformadores de 500 kVA para instalação em galerias da rede subterrânea nos próximos dias. Com esse trabalho, devem ser beneficiados 3 mil clientes da região central da capital gaúcha, que passarão a ter melhor qualidade no abastecimento de energia.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres