Notícias

CEEE recupera medidores de energia elétrica

Este trabalho reduz em até 75% gastos com a compra de novos equipamentos

Por admin / Publicado: 18/05/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) enviou 7938 medidores para um laboratório especializado em Minas Gerais, a fim de que os equipamentos sejam recuperados e possam ser novamente instalados junto às unidades consumidoras atendidas pela concessionária. O fornecedor, contratado através de processo licitatório, tem autorização especial do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para realizar esse trabalho, que deve seguir uma legislação específica. Essa quantidade corresponde a quatro meses do cronograma de recuperação feito pela Companhia, que prevê consertar, pelo período de 12 meses, 23,5 mil medidores eletromecânicos através de um investimento de R$ 560 mil.

Ao todo, nesta etapa, serão recuperados 13.100 medidores monofásicos, 4.900 bifásicos e 5.500 trifásicos, retirados do mercado por apresentar algum tipo problema técnico ou após a constatação de fraude. Segundo o presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, esse trabalho é positivo às companhias de energia, uma vez que, além dos benefícios ao meio ambiente por evitar o simples descarte desses materiais, há uma expressiva economia com esse procedimento. “Levando-se em consideração o preço de um medidor novo, há, com o trabalho de recuperação dos equipamentos, uma redução de até 75% no valor unitário do aparelho, que após a recuperação pode  imediatamente ser encaminhado à instalação”, explica.

A CEEE-D atende 1,44 milhão de consumidores em 72 cidade gaúchas das regiões Sul Sudeste do Estado, incluindo a capital, sendo que 1,23 milhão ou 85% são do segmento residencial. Anualmente, a empresa instala, para atender a demanda das novas ligações ou pela necessidade de fazer substituição em equipamentos, cerca de 100 mil medidores.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres