Notícias

CEEE registra novo recorde de demanda de energia no Estado

No meio da tarde, sensação térmica no RS chegou a 37ºC.

Por admin / Publicado: 17/01/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O Grupo CEEE registrou hoje, 18 de janeiro às 15h04min, um novo recorde de demanda instantânea de energia elétrica no Rio Grande do Sul. A nova marca chegou a 5.029 megawatts (MW), quando a temperatura era de 32,3ºC, mas com uma sensação térmica de 37ºC. Esse índice superou o anterior, que havia ocorrido na segunda-feira da semana passada (11), quando o Centro de Operação do Sistema (COS) da Companhia registrou um consumo de 4.863 MW, às 14h37min, com uma temperatura de 30.3ºC.

Em função do alto consumo no Estado e da indisponibilidades das quatro máquinas geradoras da Usina Termelétrica de Candiota, da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), a CEEE foi obrigada a interromper parte do fornecimento de energia na tarde de hoje nas cidades de Canguçu, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar para cerca de 4,5 mil consumidores. Esse procedimento é uma orientação do Operador Nacional do Sistema (ONS), quando há problemas nas geradoras e consequente queda na tensão do fornecimento.

O presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, alerta que o controle racional da carga evitou uma interrupção geral do fornecimento em toda Região Sul.  Sérgio Camps disse, também, que em contato com a presidência da CGTEE, houve a informação de que uma das quatro máquinas da Usina de Candiota voltaria a operar ainda no turno da tarde, o que daria maior segurança a situação do abastecimento, especialmente aos municípios da região Sul do Estado.

No estado, a CEEE é responsável pela geração hidrelétrica, através de 15 usinas, pela transmissão de energia e pela distribuição direta a 72 municípios gaúchos das regiões sul e sudeste, incluindo a capital, o litoral Norte e a região Sul.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres