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CEEE trabalha para restabelecer energia após ciclone bomba

Por limeira / Publicado: 01/07/2020 Última modificação: 01/07/2020 15h41

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Aproximadamente 2 mil profissionais entre eletricistas, equipes de retaguarda, terceirizados e teleatendentes trabalham na recomposição das redes danificadas pela atuação do ciclone bomba, que atinge os estados do Sul do Brasil desde o início da noite de ontem, 30. No início da madrugada de hoje, 1º, foram registrados 750 mil clientes sem energia em toda a área de concessão da CEEE. No início dessa tarde, o número de clientes sem energia reduziu para 430 mil no total.

Os danos causados pela passagem do ciclone atingiram principalmente o Litoral Norte do Estado e Região Metropolitana, incluindo a Capital. Mas também foram registradas ocorrências nas regiões de Pelotas, Litoral Sul e Camaquã. A estação meteorológica do Aeroporto Salgado Filho registrou ventos com velocidade de até 85,1 Km/h entre 03h e 04h dessa madrugada, mas como as construções e topografia afunilam o vento, essa velocidade deve ter sido superada em alguns pontos da Capital.

Entre as principais ocorrências estão quedas de árvores sobre a rede elétrica, que causaram rompimento de fios e postes em toda a área de concessão. No Litoral Norte, duas linhas de transmissão foram interrompidas. Uma liga a subestação (SE) Arroio do Sal à SE Capão Novo (e abastece mais de 33 mil clientes) e a outra faz a conexão da SE Atlântida Sul 2 à SE Torres (e abastece mais de 51 mil clientes).

 

Contato com a Companhia

 

Uma indisponibilidade da operadora de telefonia Oi deixou o teleatendimento da CEEE (0800 721 2333) fora do ar entre as 17h de terça-feira, 30 e as 6h de quarta-feira, 01. Devido a congestionamento dos atendimentos por esse canal, a Distribuidora reforça que seja utilizado, preferencialmente, o SMS para informar falta de energia , enviando a palavra LUZ e o número da UC para 27307.

 

 

Dicas de segurança

 

A CEEE Distribuição alerta para alguns cuidados que devem ser tomados em temporais:

  • Não se aproxime nem toque em cabos rompidos ou caídos. Avise imediatamente a CEEE Distribuição pelo 0800 721 2333.
  • Em áreas alagadas, desligue a chave geral (disjuntor) do imóvel e, caso esteja na rua, afaste-se da rede elétrica. A água é condutora de energia e há risco de choque elétrico, mesmo sem contato direto com a fiação.
  • Durante chuva forte com raios, procure abrigar-se em local seguro. Em casa, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua.
  • Não tente remover telhas e galhos que estejam sobre a rede. Eles podem estar energizados.

 

 

Tempo e critérios de atendimento

 

Quando há temporais, o número elevado de ocorrências e as condições geográficas (distância, dificuldade de acesso por alagamentos, queda de árvores e de barreiras) podem provocar aumento do tempo para o restabelecimento da energia elétrica. A CEEE Distribuição prioriza o atendimento das situações que envolvem risco de vida, serviços essenciais (como saúde, água e segurança) e, após, conforme os procedimentos estabelecidos pela ANEEL, as demais ocorrências, de acordo com o número de unidades consumidoras atingidas. Seguindo esse critério, são verificados e reparados subestações, alimentadores (redes de média tensão), redes de distribuição de baixa tensão e, por último, casos individuais. É importante ressaltar que, em áreas alagadas, por motivos de segurança, o fornecimento de energia só pode ser restabelecido após a normalização do nível da água.

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