Notícias

Chuvas voltam a prejudicar trabalho da CEEE

As chuvas ocorridas na noite desta sexta-feira, 17 causam mais estragos na região Metropolitana e Capital

Por admin / Publicado: 16/10/2014 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Atualização: 17  de outubro 22h30

 

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul trouxeram diversos transtornos, entre eles interrupção do fornecimento de energia elétrica para milhares de consumidores no Estado. Na CEEE Distribuição, cerca de 1.200 pessoas estão mobilizadas para o atendimento de ocorrências em toda a área de concessão. No início da manhã desta sexta-feira, 17, o número de clientes sem fornecimento chegou a 77 mil, sendo 44 mil só na Região Metropolitana.

Às 22h, em função das chuvas ocorridas no início da noite, as equipes da Companhia têm que recuperar  o fornecimento de energia elétrica para 13,6 mil pontos a serem restabelecidos nos 72 municípios da área de concessão da CEEE, que tem 1,6 milhão de clientes. A principal dificuldade para concluir o trabalho de recomposição das redes, no Interior, são estradas alagadas e pontes caídas. Confira como estava a situação em cada região às 17h:

- Metropolitana: 9,5 mil clientes. As ocorrências estão concentradas em Guaíba , Eldorado do Sul e São Jerônimo

- Camaquã: 1,3 mil clientes, principalmente nas zonas rurais de Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo e Sertão Santana.

- Litoral Norte: 300 clientes, com número de ocorrências registradas em Palmares do Sul e Mostardas.

- Pelotas: 1,7 mil clientes. As ocorrências são na zona rural dos municípios de Canguçu, Arroio Grande, Piratini, Herval e Jaguarão.

- Campanha: 800 clientes

- Litoral Sul: atendimento normal.

 

Dicas de segurança

A CEEE Distribuição alerta para alguns cuidados que devem ser tomados em temporais:

- Não se aproxime nem toque em cabos rompidos ou caídos. Avise imediatamente a CEEE Distribuição pelo 0800 721 2333.

- Em áreas alagadas, desligue a chave geral (disjuntor) do imóvel e, caso esteja na rua, afaste-se da rede elétrica. A água é condutora de energia e há risco de choque elétrico, mesmo sem contato direto com a fiação.

- Durante chuva forte com raios, procure abrigar-se em local seguro. Em casa, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua.

 

Para informar falta de luz

A maneira mais rápida e prática de comunicar falta de luz à CEEE é por torpedo. Basta enviar um SMS para 27307 com a palavra LUZ e o número de instalação (localizado no quadro amarelo da conta de luz). Além disso, a Central de Atendimento (0800 721 2333) e as agências estão também disponíveis (confira endereços e horários de atendimento no site www.ceee.com.br).

 

Tempo e critérios de atendimento

Quando há temporais, o número elevado de ocorrências e as condições geográficas (distância, dificuldade de acesso por alagamentos, queda de árvores e de barreiras) podem provocar aumento do tempo para o restabelecimento da energia elétrica. A CEEE Distribuição prioriza o atendimento das situações que envolvem risco de vida, serviços essenciais (como saúde, água e segurança) e, após, conforme os procedimentos estabelecidos pela ANEEL, as demais ocorrências, conforme o número de unidades consumidoras atingidas. Seguindo este critério, são verificados e reparados subestações, alimentadores (redes de média tensão), redes de distribuição e, por último, casos individuais. É importante ressaltar que, em áreas alagadas, por motivos de segurança, o fornecimento de energia só pode ser restabelecido após a normalização do nível da água.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres