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Cliente da CEEE Distribuição avalia positivamente serviços da empresa

Pesquisa Abradee aponta evolução da empresa em oito posições em relação à edição anterior.

Por admin / Publicado: 26/08/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h28

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A melhoria da qualidade do serviço prestado pela CEEE Distribuição nos últimos meses já começa a apresentar resultados na opinião do cliente. A empresa vem mostrando evolução dos indicadores técnicos de qualidade, com diminuição do tempo de duração e da frequência das interrupções de energia elétrica. O reflexo desses dados, monitorados pela área de operação da Companhia e auditados pelo órgão regulador, foi percebido positivamente pelos clientes ouvidos na 18ª Pesquisa Abradee de Satisfação do Consumidor Residencial Urbano de Energia Elétrica.

O resultado desse trabalho, coordenado pela Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia elétrica), foi apresentado aos gestores da empresa da Capital e interior, nesta semana, por Diego Oliveira, analista de pesquisa do Instituto Innovare, que coordenou o estudo. Na explanação, ele detalhou todos os atributos da pesquisa que resultaram em uma evolução de oito posições na satisfação do cliente da CEEE Distribuição. O ISQP (Índice de Satisfação da Qualidade Percebida) da Companhia, entre todas as 49 concessionárias do País que participam da avaliação dos serviços neste ano, ficou em 78,9 pontos, deixando a concessionária entre as dez melhores do País neste quesito. Esse resultado é 4,4 pontos acima da média nacional e um ponto superior ao resultado de 2015. Conforme Diego Oliveira, foram poucas as concessionárias neste ano que conseguiram reverter uma tendência nacional de queda em muitos dos atributos avaliados.

Segundo o presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, este trabalho dá boas sinalizações à gestão. “Precisamos ouvir o cliente, aprender com ele, ouvir as críticas e evoluir com as sugestões”, disse. O diretor de Distribuição da Companhia, Julio Hofer, destacou a importância das ações conjuntas e que estão sendo realizadas pelas áreas para o alcance dos objetivos traçados. “Com um trabalho eficiente, conjunto e integrado, alinhamos os procedimentos da Empresa para melhorar os nossos serviços e bem atender aos clientes”, avaliou.

O índice de Satisfação com a Qualidade Percebida, principal ponto de análise da pesquisa Abradee, resume a percepção do consumidor sobre a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras. Esse índice reúne todos os aspectos que influenciam na satisfação, ponderados pela importância atribuída a cada um. São eles: Fornecimento de Energia, Informação e Comunicação, Conta de Luz, Atendimento ao consumidor e Imagem da Empresa. Em cada uma das cinco categorias, é explorado um conjunto de atributos que investigam a percepção do consumidor. Além dos dados gerais da CEEE Distribuição, os resultados são divididos e apurados regionalmente, conforme a estrura da concessionára no Estado. Essa estratégia é utilizada para que as unidades da Capital (Metropolitana) e do Interior (Campanha, Centro Sul, Sul, Litoral Norte e Litoral Sul) possam também verificar a avaliação por parte do cliente e redirecionar procedimentos.

Na área da CEEE-D, a pesquisa ouviu  clientes em 23 municípios entre os dias 05 de março e 1º de abril de 2016 nos municípios de Alvorada, Bagé, Camaquã, Candiota, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capivari do Sul, Caraa, Chuvisca, Guaíba, Imbé, Itati, Osório, Rio Grande, Palmares do Sul, Pelotas, Piratini, São Jerônimo, São José do Norte, Torres, Viamão, Xangri-lá e Porto Alegre.

Em todo País, a 18ª Pesquisa Abradee foi realizada no período de 13 de fevereiro a 18 de março, por meio da Innovare Pesquisa, junto aos clientes de 49 empresas de distribuição de energia elétrica associadas à entidade. Em conjunto, atendem cerca de 98% dos consumidores do País. Para a pesquisa foram entrevistados pessoalmente consumidores de 26.575 residências, em 870 municípios, distribuídos em todas as regiões do País, e Distrito Federal.

 

CEEE Distribuição

A CEEE Distribuição leva energia elétrica para 1,6 milhão de clientes localizados em 72 munícipios, 26% do território gaúcho. A empresa é responsável por gerenciar 34% do mercado de energia do Estado, o que representa aproximadamente 4,5 milhões de pessoas; 1,8 mil quilômetros de linhas de subtransmissão (69 e 138 kV); 66 subestações de energia (sendo 10 compartilhadas); 58 mil quilômetros de redes (70% rural), sendo 40 mil de média tensão e 18 mil de baixa tensão; 64,2 mil transformadores instalados (53,4% em redes da área rural) e 789 mil postes (57% no meio rural).

 

 

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