Notícias

Comitiva do BID vistoria obras da CEEE

Empreendimentos são nas áreas de distribuição, transmissão e geração.

Por admin / Publicado: 13/11/2013 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A comitiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que está no Rio Grande do Sul fazendo vistoria nas obras das empresas do Grupo CEEE que receberam financiamento da instituição encerra os trabalhos nesta quarta-feira, 13. Hoje, as visitas incluem inspeção nas subestações Canoas 1, Scharlau e na Linha de Transmissão de 138 mil Volts entre as Subestações Cidade Industrial e Cachoeirinha.

Ontem, depois de reuniões com a Diretoria da Companhia, o presidente Gerson Carrion e os diretores das áreas de Distribuição, Guilherme Barbosa; e Financeira, Emília Mazoni, acompanharam a equipe à Subestação Menino Deus, principal fonte de energia do estádio Beira-Rio, local que sediará os jogos da Copa do Mundo na capital gaúcha em 2014. A obra também reforçará o sistema de distribuição de energia elétrica para toda a região, aumentando sua confiabilidade. O grupo que está no Estado é coordenado pela técnica da instituição, Sylvia Larrea. 

Junto às instalações da subestação Menino Deus, que estão sendo erguidas na Avenida Padre Cacique, 1755, em Porto Alegre, a comitiva recebeu informações detalhadas de todas as etapas do cronograma, com destaque às inovações tecnológicas dessa subestação que usará a tecnologia GIS (Gas Insulated Switchgear), isolada a gás SF6.

Segundo os técnicos, os benefícios de uma subestação GIS são muitos não só para a empresa mas também para a qualidade do atendimento da energia elétrica que chega aos clientes. Subestações desse tipo, já existentes no Estado junto ao prédio do Shopping Bourbon Wallig, na Capital, e da empresa Randon, em Caxias do Sul, permitem que o espaço físico para a obra de construção civil seja menor, diminuem os ruídos emitidos e reduzem de forma bastante significativa problemas operacionais

Subestação Menino Deus:

A subestação terá dois transformadores de 25 MVA (megavolts-ampères), totalizando uma potência disponível de 50 MVA, e permitirá atender ao crescimento do mercado nos bairros Assunção, Cristal, Menino Deus, Praia de Belas e Santa Teresa. O total de investimento é de R$ 23,9 milhões.

A CEEE também está construindo uma nova linha de transmissão ligada a esse empreendimento. Ela parte da subestação Porto Alegre 10 (entre as avenidas Ipiranga e Lucas de Oliveira), em estruturas aéreas, até a esquina das avenidas Borges de Medeiros com Ipiranga. A partir deste ponto até a subestação Menino Deus (um trajeto de 3,3 km), a linha será subterrânea, eliminando qualquer impacto visual no trecho em que cruza o Parque Marinha do Brasil. O investimento nesta linha é de R$ 9,7 milhões.

 

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres