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COMUNICADO AOS CLIENTES DA CEEE DISTRIBUIÇÃO

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Por admin / Publicado: 13/12/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h28

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O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada de terça-feira, 11 de dezembro, trouxe prejuízos à população e ao fornecimento de energia elétrica de todas as distribuidoras do estado. Em alguns locais da área de concessão da CEEE Distribuição (que abrange as regiões Metropolitana, Litoral, Centro Sul, Sul e Campanha), os ventos chegaram a 120 km/h.

 

Num primeiro momento, um terço dos clientes da Companhia – cerca de 530 mil – ficaram sem energia elétrica. Em relação a um dia normal, o teleatendimento recebeu o triplo de ligações. Todas as 120 linhas para atendimento simultâneo foram utilizadas. O torpedo, por sua vez, bateu recorde: foram mais de 70 mil registros em apenas 24 horas.

 

A CEEE Distribuição mobilizou todo seu efetivo para o trabalho de recomposição da rede e contratou emergencialmente equipes adicionais. O número de equipes disponíveis chegou a ser cinco vezes superior ao de um dia normal. Com isso, 90% das ocorrências foram resolvidas nas primeiras 24 horas.

 

Em situações de contingência, a informação sobre a previsão de retorno varia muito de acordo com os critérios de priorização do restabelecimento do serviço. As distribuidoras atendem primeiro as ocorrências de risco de vida, os serviços essenciais e de acordo com o número de clientes abrangidos. Nessa linha, primeiro são tratados os eventos em subestações, depois em alimentadores (redes de alta tensão que abastecem um ou mais bairros) e, em seguida, as interrupções mais localizadas, como circuitos (redes de baixa tensão que abrangem algumas quadras), até chegar nas que afetam apenas um cliente.

 

Para aprimorar o serviço, a CEEE Distribuição está fazendo investimentos na qualidade e na proteção das redes. O padrão de redes vem sendo modificado nos últimos anos e as novas obras de expansão e manutenção da rede já adotam tecnologias como cabos ecológicos (que são menos vulneráveis a interrupções devido ao contato com a vegetação) e postes de concreto (em função da durabilidade e segurança).

 

O reflexo destes investimentos será sentido pelos clientes com a diminuição do tempo e da frequência das interrupções. Para isso estamos trabalhando incessantemente e realizando novos investimentos que beneficiarão a população gaúcha. O investimento realizado em 2012 é mais que o dobro da média dos últimos anos: foram mais de R$ 209 milhões. Além disso, até 2014, a CEEE Distribuição irá investir mais de R$ 600 milhões em sua rede.

 

Reforçamos que, nas situações de contingência, o cliente dê preferência ao torpedo para comunicar sua falta de luz, por ser forma mais rápida e direta. Basta enviar um SMS para 27307 com a palavra LUZ e o número de instalação (localizado no quadro amarelo da conta de luz). Além disso, a Central de Atendimento (0800 721 2333) e as agências estão também disponíveis. Confira os endereços e horários de atendimento no site www.ceee.com.br.

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