Notícias

CEEE dobra capacidade da subestação de Pananmbi

17.12.2007 Melhorias garantem maior confiabilidade e disponibilidade de energia elétrica

Por admin / Publicado: 16/12/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O Grupo CEEE, através da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE GT), energizou, dia 16 de dezembro, a subestação (SE) de Panambi, onde foram realizadas obras de ampliação, que garantem uma maior confiabilidade e disponibilidade de energia elétrica. O investimento feito pela Companhia foi da ordem de R$ 4,3 milhões e está contemplado pelo Plano de Investimentos do Grupo para o biênio 2007/2008. Panambi é um município com 34 mil habitantes, localizado na região Noroeste do Estado, a 300 km de Porto Alegre.

Na atual subestação foram construídos novos setores de 69 kV (quilovolts) e de 13,8kV, além da instalação de um transformador de 25 MVA (megavolts ampères), em substituição aos equipamentos antigos, com 12,5 MVA, que apresentavam capacidade esgotada. Além dos consumidores residenciais, as obras de melhorias beneficiam diretamente as Cooperativas Hidropan e Coprel, distribuidoras de energia elétrica da região, que são abastecidas pela Rio Grande Energia (RGE).

O diretor de Transmissão do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga, informou que a nova subestação é antiga reivindicação da comunidade. "As obras proporcionarão um alívio de carga no sistema elétrico da região, levando melhorias significativas na capacidade e na qualidade do fornecimento de energia. Essas melhoras se refletirão positivamente no crescimento econômico de toda a região", acrescentou.

A SE de Panambi conta, ainda com a possibilidade de regulação de tensão, qualidade que antes não existia. Além disso, o disjuntor de 69 kV, com relé de proteção digital, traz um aumento na proteção contra surtos e defeitos na subestação e na linha de transmissão. Como a proteção dos alimentadores é toda digital, existe a possibilidade de maiores informações e recursos na análise de ocorrências. A sala de controle é moderna, dotada de unidade de supervisão remota também digitalizada, que permite a supervisão em tempo real, através do Centro de Operação do Sistema - COS, em Porto Alegre.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres