Notícias

Grupo CEEE promove atividades na Semana do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, a programação ocorreu em Osório

Por admin / Publicado: 04/06/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

O Grupo CEEE realizou neste sábado (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma edição da oficina de Ecoarte em Osório. O evento, no Largo dos Estudantes, aconteceu durante a programação da Semana do Meio Ambiente do município, e integra o cronograma de atividades da empresa, que tem ações previstas até 11 de junho, na sede da Companhia, em Porto Alegre, e em cidades do interior do Estado.

A Ecoarte tem o objetivo de aproximar, especialmente às crianças, dos elementos da natureza, estimulando a criatividade e uma reflexão sobre as questões que envolvem o meio ambiente. Na oficina, a CEEE proporciona a criação de obras de arte utilizando materiais de origem vegetal, extraídos dos hortos florestais da empresa, aliado a painéis de papelão, cola e giz de cera. Em paralelo, em um tapete de 12 metros quadrados, o público infantil pode brincar e aprender dicas importantes sobre cuidados simples no dia-a-dia, como fazer a separação do lixo, cuidar das matas e usar água e energia elétrica racionalmente.

Para o diretor-presidente do Grupo, Sérgio Camps de Morais, a CEEE, pela natureza de sua atividade, é uma empresa envolvida com as questões ambientais. “A Semana do Meio Ambiente é um estímulo para reforçarmos e alertarmos sobre a necessidade das boas práticas nessa área. Hoje, os cuidados com o meio ambiente são variáveis presentes e permanentes, cada vez mais, nas atividades da nossa empresa”, disse. Conforme Camps, a Política de Meio Ambiente da empresa norteia as ações nessa área, inclusive com a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental em todas as suas unidades de Geração e estruturas associadas.

No segmento da Distribuição, o trabalho está a cargo da Divisão de Recursos Florestais e Ambientais, responsável pela gestão socioambiental, viveiro de produção de mudas exóticas e nativas, e hortos florestais. As áreas de Geração e Transmissão da empresa possuem uma Divisão de Meio Ambiente com a incumbência de tratar as questões ambientais. Um dos projetos coordenados pelo setor de transmissão é o Semear, realizado em parceria com o município de Cachoeirinha, onde agricultores locais utilizam áreas sob linhas de transmissão para o cultivo de hortifrutigranjeiros, produtos que, posteriormente, são comercializados pelas 150 famílias que participam da iniciativa, que está sendo estendida também ao município de Gravataí por meio do projeto Plantando com Energia.

Uma das mais antigas atividades ambientais do Grupo CEEE é a Estação de Piscicultura, localizada junto a Usina Hidrelétrica de Ernestina, no município de Tio Hugo, no Norte do Estado, que foi inaugurada pela empresa em 1972. No local, há o monitoramento qualitativo e quantitativo da fauna íctica (peixes), realizada em 16 Reservatórios da CEEE, e que serve de subsídio para os programas de Repovoamento e Soltura, os quais ocorrem anualmente. Em 2009, o Programa de Repovoamento de Alevinos contemplou a soltura, devidamente autorizada pelo órgão ambiental, de 410 mil unidades de peixes das espécies Jundiá, Grumatã, Pintado e Traíra nos reservatórios Passo Real, Itaúba, Maia Filho, João Amado, Santa Rosa, Ernestina, Capiguí, Divisa, Blang e Salto – todos da CEEE-GT. Estas atividades integram o Programa de Educação Ambiental da Companhia e contam, sempre que possível, com a participação de ONGs, da Associação de Pescadores, do Batalhão Ambiental, de Prefeituras e Secretarias de Meio Ambiente.

A CEEE é, ainda, uma das primeiras do setor elétrico nacional a buscar soluções efetivas para um melhor aproveitamento de cada reservatório, contemplando múltiplos usos (abastecimento, irrigação, navegação, turismo e lazer, entre outros) e atendendo a legislação vigente. Em dezembro do ano passado, a Companhia estabeleceu uma cooperação institucional com o Ministério Público Estadual, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Fepam e Famurs, visando a disciplinar o uso e a ocupação do solo no entorno dos reservatórios do Grupo CEEE.

Na foto, atividade em Osório durante o Lançamento da Semana do Meio Ambiente do município.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres