Notícias

Livro que resgata a história da arte gaúcha será lançado dia 19 no CCCEV

A obra Artes Plásticas no Rio Grande do Sul: uma panorâmica sistematiza a história da arte gaúcha no Rio Grande do Sul.

Por admin / Publicado: 10/12/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O lançamento do livro de ensaios dedicados à produção plástica e visual  do Rio Grande do Sul, organizado pelo professor Paulo Gomes, ocorre no dia  19 de dezembro, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223), em Porto Alegre. O evento inicia às 19 horas com uma mesa-redonda com os autores, no auditório Barbosa Lessa (4º andar do CCCEV) e,  às 20h30min, continua com sessão de autógrafos na sala "O Retrato".  Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), a obra tem patrocínio do Grupo CEEE,  produção e edição da Lahtu Sensu Administração Cultural, e projeto gráfico de Daniela Pierobom, Diretora de Arte da Insight.

O projeto do livro é inédito ao sistematizar a pesquisa sobre a história da arte gaúcha. São oito ensaios baseados em pesquisas desenvolvidas por profissionais da área do ensino das artes (produção, história e crítica) com formação e trajetórias consolidadas. Integram o livro, Armindo Trevisan, Susana Gastal, Maria Lúcia Bastos Kern,  Paula Viviane Ramos,  Neiva Maria Fonseca Bohns, Maria Amélia Bulhões Garcia,  Blanca Luz Brites e  Ana Albani de Carvalho.   

Introduzido por um ensaio do organizador, os textos são seguidos de um caderno com reproduções de obras de arte prioritariamente escolhidas em acervos públicos de artes do Estado, bem como de coleções de artistas e particulares, além de uma extensa bibliografia sobre o tema que sistematiza essa produção. A tiragem de 2500 exemplares terá uma cota para distribuição gratuita em entidades de ensino das artes, Universidades, bibliotecas e  divulgadores. O restante será comercializado em livrarias do ramo das artes e a verba será revertida para a realização da versão digital do trabalho.

De acordo com o organizador Paulo Gomes "a obra lança um olhar panorâmico e abrangente sobre quase três séculos de produção plástica no Rio Grande do Sul, apresentando, em textos e imagens, desde a herança escultórica missioneira até as manifestações visuais contemporâneas, do incipiente começo do sistema de artes local, ainda no século XIX, até o dinamismo da atualidade". Segundo ele, a partir de pontos de vista variados, os autores levam o leitor a descobrir os principais atores dessa história (pintores, escultores, desenhistas, gravadores), a sua formação e as instâncias de comercialização de arte. Ele explica que a obra também explora, com um olhar cuidadoso, o sistema como um todo, procurando explicitar o papel dos meios de legitimação representados pelos salões de arte, museus, centros culturais e mostras temporárias de grande porte. "A crítica de arte e, por fim, o papel fundamental do sistema de ensino, dos ateliês à universidade, para a conformação e consolidação do campo das artes plásticas e visuais", são outros assuntos presentes na pesquisa, acrescenta Paulo Gomes.

O presidente do Grupo CEEE, Delson Luiz Martini, diz que é um orgulho para a empresa apoiar projetos que possam ajudar as futuras gerações a conhecerem e também compreenderem melhor o processo das artes plásticas do Estado. "Neste ano, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - mesmo local onde será realizado o lançamento do livro – foi cenário de uma exposição que resgatou a trajetória da gravura artística no século XX. Esse projeto, que terá continuidade em 2008, aliado a outros desta natureza, demonstra o nosso compromisso em valorizar a história cultural do Rio Grande do Sul".

Patrocínio: Grupo CEEE

Financiamento: Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)

Organizador: Prof. Dr. Paulo Gomes

Produção e Edição: Lahtu Sensu Administração Cultural

Projeto Gráfico: Daniela Pierobom - Insight

Tiragem: 2500 exemplares

Lançamento:

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV)

Local:

Rua dos Andradas, 1223 – Porto Alegre – RS

Dia:

19 de dezembro

Horário:

  • 19 horas – Mesa redonda sobre o livro
  • 20h30 – Sessão de autógrafos com os autores.

Foto do livro, com obra de Pedro Weingartner

Foto de Fábio Del Re

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres