Notícias

Escritor lança livro sobre a superficialidade das aparências no CCCEV

Lançamento ocorre na segunda-feira, 29 de setembro, às 18h30min.

Por admin / Publicado: 24/09/2009 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

O Café Monjolo, localizado no primeiro andar (mezanino) do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), sediará, às 18h30min do dia 29 de setembro, o lançamento do livro A Raiz dos Louros, de autoria de Faustino Machado. A assertiva principal do livro é que “as aparências enganam e enganam muito”. Diversificados em temas e tratamento ficcional, cada um dos 20 contos revela a ampla gama de disfarces escondida até mesmo nas situações corriqueiras do cotidiano. Para mostrar a superficialidade das aparências, a obra inicia com uma epígrafe retirada do célebre Mito da Caverna, do filósofo grego Platão (428-348 a.C.): “de qualquer forma, continuei, para semelhante gente a verdade consistiria apenas na sombra dos objetos fabricados”.

 

A alegoria grega faz referência à existência de escravos acorrentados de costas para a entrada de uma caverna e que, ali, enxergam apenas as sombras dos seres humanos e de seus atos, projetados pelo sol no fundo da caverna. A vida de ilusão a que estão habituados atinge um momento trágico quando um dos escravos, após libertar-se e entrar em contato com a realidade, retorna para informar os companheiros. Nas investidas noturnas em clubes e bares, como se percebe nos contos Rouxinol Enquanto Encanta, A Raiz dos Louros e O Portão, as múltiplas faces dos frequentadores são apresentadas como instrumentos de estratégia para impressionar. De forma poética, a obra de 152 páginas desvela como a percepção do real pode se basear em idealizações ilusórias. O escritor irá participar de sessão de autógrafos e o livro, publicado pela editora 7 Letras, será vendido ao preço de R$ 28,00.

 

O Autor

 

Licenciado em Letras (Português e Inglês) e bacharel em Tradução, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faustino Machado nasceu em Juazeiro (Bahia), residiu em vários Estados e atualmente mora em Porto Alegre. Na Força Aérea, fez cursos de especialização na Escola de Especialistas da Aeronáutica (São Paulo), Escola de Oficiais Especialistas da Aeronáutica (Paraná), Instituto de Proteção ao Vôo (São Paulo) e na Universidade da Força Aérea (Rio de Janeiro), alcançando a patente de Major. Entre os trabalhos da sua produção literária constam o livro de contos Gioconda na Madrugada, publicado pela Editora Sulina, os romances Missão Delta e O Silêncio dos Culpados (Editora AGE), contos publicados nas coletâneas Contos de Oficina 20 (EDIPUC-RS) e Histórias de Trabalho (UE/SMC-PA), além de ter publicado poemas em co-autoria, no livro O Tempo Começa no Coração (UniProm).

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres