Notícias

Exposição no CCCEV irá enfocar migração indígena aos grandes centros urbanos

Pinturas de Irene Ludwig estarão disponíveis para visitação de 27 de junho a 17 de julho

Por admin / Publicado: 24/06/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A sala O Retrato, no 4º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), irá sediar, de 27 de junho a 17 de julho, a exposição Sabedoria Nativa, a qual reunirá pinturas de Irene Ludwig sobre o quotidiano das nações indígenas nas grandes cidades, que, embora em liberdade, submetem-se à atmosfera urbana. Os visitantes poderão conferir 20 quadros trabalhados com pincel e espátula, nas dimensões de 20cmx20cm e técnica de óleo sobre tela, e outros 11 em acrílico sobre tela, nas dimensões de 10cmx10cm.

 

Os silvícolas que deixam sua terra e assumem o asfalto e as calçadas de Porto Alegre como locais de existência desencadeiam uma série de reflexões em Irene. “As raízes permanecem e esse Povo-Natureza, com sua arte, música e olhar distante-presente, fica forte, vivo e livre. Nas calçadas de Porto Alegre, com um processo de transformação, percebo o essencial”, explica a artista plástica.

 

Com mais de 20 anos de carreira, Irene Ludwig participou de diversas mostras coletivas e individuais e conquistou alguns prêmios. Fez cursos com Danúbio Gonçalves, Ubirajara Lacava, Carlos Scarinsky, Vera Wildner e Paulo Porcela, entre outros artistas. As obras de Irene integram diversos acervos do Estado. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h. A entrada é franca.

 

Em paralelo, UFRGS organiza fórum sobre temática indígena no CCCEV

 

A principal atração será uma tela a base de óleo, confeccionada nas dimensões de 2mx3m, acompanhada pela frase “na música, nas cores, no olhar silencioso, na sua essência, Povo-Natureza permanece no asfalto livre”. Com abertura às 18h do próximo dia 27, a mostra será paralela ao I Fórum Internacional da Temática Indígena, que ocorrerá no CCCEV de 27 a 30 de junho, e à Feira de Artesanato Indígena, que será entre os dias 28 e 30 deste mês, também no Centro Cultural.

 

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, o Fórum terá abertura a partir das 18h de domingo, no auditório Barbosa Lessa, situado no 4º andar do CCCEV. Em conferências e mesas-redondas, pesquisadores com formação em diversas áreas do conhecimento irão debater sobre aspectos sócio-políticos que permeiam as vivências indígenas no passado e no presente.

 

A proposta do evento é ampliar e difundir o conhecimento científico sobre as populações autóctones, a partir da implementação de ações afirmativas. Multiculturalismo, ensino da História e línguas indígenas e o modo como o poder público lida com as demandas dos índios estarão entre os temas discutidos. As inscrições para o Fórum já estão encerradas.

 

O que: exposição Sabedoria Nativa.

Quando: de 27 de junho a 17 de julho.

Onde: sala O Retrato, no 4º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico.

Quanto: entrada franca.

 

Fonte: Texto: Carla Damasceno Ferreira. Foto: Reprodução de quadro de Irene Ludwig.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres