Notícias

Grupo CEEE doa 910 quilos de uniformes ao Programa Envolva-se do SESC/RS

Doação será aproveitada em oficinas de costura, que promoverão a geração de renda e a inclusão social

Por admin / Publicado: 19/10/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

Uniformes já utilizados pelos eletricistas do Grupo CEEE, que teriam como destino o  simples descarte, irão auxiliar comunidades  de baixa renda. No último dia 19, no armazém da Companhia, em Nova Santa Rita, ocorreu a segunda ação de entrega de uniformes ao Programa Envolva-se do SESC-RS. Além de coturnos, foram doados, nesta leva, 1.677 peças de roupa – 49 japonas de lã, 842 calças, 763 camisas e 23 macacões –, totalizando uma arrecadação de 910 quilos de materiais. As doações irão beneficiar o Instituto Leonardo Murialdo – Associação Protetora da Infância, entidade que atende a mais de mil crianças, adolescentes e adultos, através de uma série de projetos nas áreas de educação infantil, saúde, esporte e capacitação profissional.

 

As doações serão utilizadas no curso de costura do Programa de Geração de Trabalho e Renda, projeto do Instituto Leonardo Murialdo que envolve a formação de grupos de produção na área de costura. Os participantes da capacitação aprendem a reaproveitar materiais e transformam os uniformes da CEEE e de outras empresas em bolsas, mantas, sacolas, gravatas e outros itens, que são comercializados em uma loja do próprio Instituto. A iniciativa propicia a geração de renda, sendo que 80% do lucro obtido na comercialização dos produtos é direcionado aos aprendizes do grupo de produção e 20% é reinvestido no programa da entidade e na manutenção das máquinas. Por meio da assinatura de um termo de cooperação com a CEEE, o SESC-RS se comprometeu a retirar integralmente as logotipias dos uniformes doados. Elas serão devolvidas à Empresa e posteriormente descartadas.

 

Presente em nove  estados brasileiros e no Distrito Federal, o Instituto Leonardo Murialdo pertence à Congregação Josefina de Murialdo, fundada em Turim (Itália), no ano de 1873. Na capital gaúcha, o Instituto funciona desde 1954, atuando na Comunidade Morro da Cruz, no bairro Partenon. Através de cursos e programas de aperfeiçoamento, a entidade promove a preparação de jovens e adultos ao mercado de trabalho.

 

O Grupo CEEE assinou este ano convênio com o Programa Envolva-se do SESC-RS, gerenciado, na empresa, pela Coordenadoria de Sustentabilidade. Problemas como a necessidade de substituir semestralmente os uniformes dos empregados e os custos gerados pelo descarte destes materiais deram origem a oportunidades, como a viabilização de um canal de comunicação entre a empresa e a comunidade e a operacionalização da responsabilidade social da empresa. Em junho, quando ocorreu a primeira ação de entrega de uniformes ao Programa, foram entregues 93 peças à Associação Liga de Amparo aos Necessitados (Alan) – cem quilos de uniformes –, aproveitadas na confecção de utilitários diversos em oficinas de customização.

 

Além de voluntários, que auxiliam com ações educativas, e de organizações doadoras de serviços e produtos, cerca de 30 empresas participam do Programa Envolva-se através da doação de matérias-primas, como retalhos, aviamentos, peças de vestuário sem valor comercial e máquinas de costura. Além da customização de roupas, o Programa Envolva-se ainda promove oficinas de corte e costura, pintura em tecido e artesanato em geral.

 

Fonte: Carla Damasceno Ferreira (texto) e Guga Marques (foto).

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
04/07/2020

CEEE recompõe energia para 99% dos clientes

Categoria
A CEEE
Data
24/06/2020

CEEE-GT vai ampliar capacidade da Usina de Bugres